Topo

Dortmund obtém vaga direta na Champions; Hamburgo se livra do rebaixamento

20/05/2017 15h15

Berlim, 20 mai (EFE).- O Borussia Dortmund venceu o Werder Bremen por 4 a 3, em partida emocionante disputada no estádio Signal Iduna Park neste sábado, pela última rodada do Campeonato Alemão, e garantiu vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, enquanto o Hamburgo derrotou o Wolfsburg em confronto direto e se livrou do rebaixamento, mandando o adversário para a repescagem.

O sábado na Alemanha ainda foi de despedidas no campeão Bayern de Munique, que goleou o Freiburg na Allianz Arena, na última partida da carreira do lateral e capitão Philipp Lahm e do volante Xabi Alonso.

O jogo em Dortmund era importante para as duas equipes. Os donos da casa precisavam da vitória para entrar diretamente na Champions sem depender de outros resultados, enquanto o Bremen ainda almejava um lugar na Liga Europa.

Os visitantes fizeram 1 a 0 logo aos sete minutos de bola rolando, com Junuzovic. O Dortmund virou ainda no primeiro tempo, com gols de Reus, aos 32 minutos, e Aubameyang, aos 42.

Na etapa final, ainda houve outras duas viradas no placar. Bartels deixou tudo igual em 2 a 2 logo com um minuto, e aos 23, em toque de grande categoria, Kruse marcou o terceiro do Bremen. Porém, Reus, aos 30, e Aubameyang, aos 44 minutos, converteram cobranças de pênaltis e selaram o triunfo dos 'Aurinegros'.

A vitória manteve o Borussia na terceira posição, com 64 pontos, dois a mais que o Hoffenheim, que empatou com Augsburg em 0 a 0 em casa e ficou em quarto. Com isso, terá de disputar a última fase preliminar da Liga dos Campeões. O Bremem, por sua vez, terminou o campeonato em oitavo, com 45, sem vaga e torneios da Uefa.

Com os dois gols marcados, Aubameyang foi a 31 e terminou o campeonato como artilheiro isolado. Lewandowski, do Bayern, iniciou a rodada com 30, mas passou em branco e ficou em segundo lugar entre os goleadores.

Na parte de baixo da tabela, Darmstadt 98 e Ingolstadt 04 já estavam rebaixados. Faltava então definir o antepenúltimo colocado, que enfrentará o terceiro colocado da segunda divisão em jogos de ida e volta na repescagem. O Hamburgo começou o dia nessa posição, mas empurrou o Wolfsburg ao derrotá-lo por 2 a 1 de virada como mandante, no Volksparkstadion.

Knoche fez 1 a 0 para os 'Lobos', mas os donos da casa viraram com Kostic e Waldschmidt, este último com gol aos 43 minutos da segunda etapa, e podem continuar se gabando de nunca terem sido rebaixados.

O Wolfsburg espera agora a definição da segundona para conhecer o adversário na repescagem. O Eintracht Braunschweig vem em terceiro, com 63 pontos, e não pode mais ser alcançado pelos concorrentes que aparecem atrás na classificação, mas ainda pode deixar para trás Stuttgart e Hannover 96, que somam 66. A rodada decisiva acontecerá neste domingo.

As vagas na Liga Europa ficaram com dois times que somaram 49 pontos, o Colônia, que recebeu o Mainz 05 e venceu por 2 a 0, ficando na quinta posição, e com o Hertha Berlim, que terminou em sexto mesmo sendo goleado pelo Bayern Leverkusen por 6 a 2 na capital alemã.

Sétimo colocado, com 48 pontos, o Freiburg ainda tem chances de ir à competição continental, mas para isso precisa que o Borussia Dortmund leve a melhor sobre o Eintracht Frankfurt na final da Copa da Alemanha, na próxima semana.

Pentacampeão antecipado, o Bayern fez uma partida com festejos especiais para Lahm e Alonso, que já haviam anunciado a aposentadoria. Os dois começaram jogando, mas foram substituídos no segundo tempo e deixaram o gramado sob muitos aplausos.

Os gols da vitória tranquila sobre o Freiburg na Allianz Arena foram marcados por Robben, Vidal, Ribéry e Kimmich, enquanto Petersen fez o de honra da equipe visitante.