Topo

Mesmo em branco no City, Guardiola é eleito melhor do mundo pelo "L'Équipe"

28/04/2017 13h32

Paris, 28 abr (EFE).- O espanhol Josep Guardiola é o melhor técnico do mundo, segundo uma classificação publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês "L'Équipe", mesmo estar vivendo a primeira temporada sem títulos na carreira.

O periódico elaborou uma lista com os 50 melhores treinadores em atividade baseada em uma votação com 33 jornalistas. Na relação, aparecem dois brasileiros, Tite, que está à frente da seleção e aparece em 22º lugar, e Luiz Felipe Scolari, do Guangzhou Evergrande, 41º colocado.

Desde que iniciou a trajetória como treinador, ainda no Barcelona B, em 2007, Guardiola havia conquistado ao menos um troféu por campanha. Desta vez, porém, ele passará em branco à frente do Manchester City, que foi eliminado da Liga dos Campeões, da Copa da Liga Inglesa e da Copa da Inglaterra e é quarto colocado no Campeonato Inglês, a 13 pontos do líder Chelsea, com 15 a disputar.

No entanto, o técnico de 46 anos conta em seu histórico dois títulos da 'Champions', três do Mundial de Clubes, três do Campeonato Espanhol e três do Campeonato Alemão, entre outros.

"Não coroamos o homem que conseguiu seis títulos à frente do Barcelona em 2009, coroamos um treinador que tem uma visão técnica do jogo, um método, um estilo", disse o jornalista do "L'Équipe" José Barroso.

Guardiola obteve o prêmio de melhor técnico do mundo entregue pela Fifa em 2011, além de ter sido escolhido pela Uefa no mesmo ano e em 2009.

O segundo colocado foi o italiano Antonio Conte, atualmente no Chelsea, graças à passagem vitoriosa pela Juventus e o período em que esteve à frente da seleção de seu país. "Com a seleção italiana e a Juventus, foi capaz de fazer futebol muito vistoso com uma cultura muito defensiva", comentou Barroso.

A terceira colocação é do argentino Diego Simeone, que assumiu o Atlético de Madrid em 2011 e levou os 'Colchoneros' da metade da tabela do Campeonato Espanhol a um título da Liga Europa e um da liga nacional, entre outros, além de dois vices da Liga dos Campeões.