Topo

Talisca faz 2, mas Besiktas cai nos pênaltis; United e Ajax avançam

20/04/2017 19h03

Redação Central, 20 abr (EFE).- O meia-atacante Anderson Talisca esteve perto de ser o herói do Besiktas nas quartas de final da Liga Europa nesta quinta-feira, já que marcou os dois gols da vitória sobre o Lyon por 2 a 1 no tempo normal na Vodafone Arena, mas a equipe turca acabou sendo eliminada nos pênaltis.

Os quatro classificados para a próxima fase do segundo torneio interclubes mais importante da Europa foram definidos em quatro partidas emocionantes. O único a ter avançado no tempo normal foi o Celta de Vigo, que empatou com o Genk em 1 a 1 na Bélgica. Manchester United e Ajax passaram por Anderlecht e Schalke 04, respectivamente, na prorrogação, enquanto em Istambul foram necessárias cobranças de penalidades.

Os confrontos que apontarão os finalistas serão sorteados nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.

Talisca marcou o primeiro na capital turca aos 26 minutos da etapa inicial. O brasileiro dominou na entrada da área, girou e chutou forte no canto direito, sem chances para o goleiro Anthony Lopes.

Não houve muito tempo para festa da torcida local, já que oito minutos depois os visitantes obtiveram o empate. Lacazette dominou dentro da área e, de frente para o goleiro Fabri, tocou por cobertura e marcou um golaço.

Mas Talisca não desistia e desempatou aos 12 minutos do segundo tempo. Outro brasileiro, o lateral Adriano, ex-Barcelona, levantou da esquerda e, bem colocado, o camisa 94 cabeceou no canto para fazer 2 a 1.

Embora os dois times tenham continuado atacando durante o tempo normal e a prorrogação, inclusive com bola na trave a favor do Lyon, a rede não voltou a balançar. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, em que Lopes foi o herói dos franceses, com duas defesas, sacramentando a vitória em 7 a 6.

Quanto ao United, parecia que os comandados do técnico José Mourinho não teriam problemas para se classificar, já que abriram o placar logo aos nove minutos de partida em Old Trafford. Rashford foi lançado na ponta por Pogba e preparou para Mkhitaryan chegar batendo e balançar a rede.

Entretanto, o Anderlecht obteve o empate ainda no primeiro tempo. Telemans bateu forte e acertou o travessão. Teodorczyk ficou com a sobra e se atrapalhou, mas Hanni não vacilou e deixou tudo igual.

Os 'Diabos Vermelhos' foram para cima, mas desperdiçaram inúmeras oportunidades de gol e não evitaram a disputa do tempo extra. A pressão continuou e, após a enésima bola alçada na área, Felaini preparou de cabeça e Rashford desempatou, logo com um minuto da segunda etapa.

A nota ruim para o representante de Manchester foi a lesão sofrida por Ibrahimovic. O craque sueco prendeu o pé e torceu o joelho direito pouco antes da virada de lado.

Na Veltins-Arena, o Ajax, que havia vencido por 2 a 0 em Amsterdã, segurou a vantagem na primeira etapa. Entretanto, nos dez primeiros minutos após o intervalo, o Schalke 04 marcou dois gols, com Goretzka e Burgstaller e também levou a decisão para a prorrogação.

O time holandês, que teve o atacante David Neres como opção não utilizada no banco de reservas, ficou com um a menos pouco antes do fim do tempo normal, com a expulsão de Veltman. Com um a mais, os 'Azuis Reais' assinalaram o terceiro com Caligiuri e ia se colocando entre os quatro melhores.

Porém, Viergever descontou para o tricampeão da Copa da Uefa, precursora da Liga Europa, e já ia dando a vaga aos visitantes, já que o critério do gol qualificado vale durante os 120 minutos. Yones ainda fez o seu e ratificou a classificação, deixando o placar final em 3 a 2 para o Schalke.

O único semifinalista a ter decidido sua situação no tempo normal foi o Celta, que empatou com o Genk em 1 a 1 na Cristal Arena, na Bélgica, depois de ter levado a melhor na Espanha por 3 a 2. Sisto fez 1 a 0 para o time de Vigo, aos 18 minutos do segundo tempo, e Trossard deixou tudo igual.