Topo

Lyon e Besiktas ficarão fora de competições europeias se repetirem distúrbios

19/04/2017 15h02

Redação Central, 19 abr (EFE).- A comissão disciplinar da Uefa ameaçou nesta quarta-feira excluir Lyon e Besiktas de competições europeias caso se envolvam novamente em distúrbios dentro de um prazo de dois anos, devido aos confrontos entre torcedores de ambos os clubes na última quinta-feira.

No dia do duelo, válido pela ida das quartas de final da Liga Europa, o gramado do Parc Olympique Lyonnais foi invadido e posteriormente esvaziado pelas forças de segurança após uma briga entre torcedores da equipe local e do Besiktas, o que atrasou o início da partida em 45 minutos.

Pouco antes do jogo, que terminou com vitória do Lyon por 2 a 1, nos arredores do estádio foram relatadas brigas entre torcedores turcos e franceses, e entre a torcida do Besiktas e forças da ordem. A Uefa abriu no dia seguinte um procedimento disciplinar contra ambos os clubes.

De acordo com a entidade, o clube francês foi acusado de permitir rojões no estádio e de autorizar a presença de torcedores nas escadas das arquibancadas, o que bloqueou as saídas.

Além disso, culpou o Lyon, mandante da partida, por "organização insuficiente". A Uefa apontou deficiências na segurança pela invasão de campo dos torcedores após o segundo gol do Lyon.

A entidade chamou a atenção do Besiktas pelos distúrbios provocados por torcedores do clube e abriu um expediente pelo uso de rojóes no estádio, além do lançamento de objetos ao campo.

O Comitê de Controle, Ética e Disciplina considera que, "com base nos relatórios oficiais e nas provas disponíveis atualmente à disposição dos órgãos disciplinares da Uefa", os torcedores de ambos os clubes são responsáveis pelos incidentes. Por isso, além da ameaça de expulsão, os clubes foram multados em 100 mil euros.

Ambas as equipes se enfrentarão novamente nesta quinta-feira, em Istambul, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga Europa. EFE

sab-lm/vnm