Topo

"Vestir uma camisa de Neymar é apoiar a corrupção", diz fundador do DIS

29/03/2017 16h20

São Paulo, 29 mar (EFE).- O empresário Delcir Sonda, fundador do grupo de investimentos DIS, que abriu uma denúncia na Espanha contra Neymar por suposta fraude na contratação pelo Barcelona, acusou o jogador e os pais dele de traição e criticou inclusive os fãs do camisa 10 da seleção brasileira.

"É lamentável que a carreira de um jovem seja manchada por fatos criminais tão graves. Os esportistas são os exemplos das crianças. Vestir uma camisa de Neymar é apoiar a corrupção", afirmou um emocionado Delcir, que se pronunciou publicamente sobre o caso pela primeira vez.

"Fui traído por Neymar, por seu pai e por sua mãe. Houve uma fraude orquestrada por Neymar, seus pais e o Barcelona por meio de contratos simulados", completou.

O empresário é sócio do DIS, que em 2009 comprou 40% dos direitos federativos do atacante por R$ 5,5 milhões quando este tinha apenas 17 anos e ainda não era profissional.

Em ação em trâmite na Justiça espanhola, o empresário acusa o atleta e a família, além do Barcelona, de crimes de corrupção entre particulares e fraude por contratos simulados ao esconder o valor real de sua contratação pelo clube espanhol. Ele também denunciou que o fundo de investimentos, parte interessada na negociação.

"Neymar mente e mente até hoje. Ele não pode ser exemplo para nossos filhos. Estamos no meio de uma corrupção imensa, e temos que dar exemplo a nossos filhos. Não podemos tolerar a corrupção", criticou.

A Audiência Nacional espanhola confirmou em fevereiro os processos contra Neymar e Barcelona como pessoa jurídica neste caso. Além deles, o organismo judicial ratificou ações contra a mãe do jogador, Nadine Gonçalves, a empresa N&N Consultoria e o Santos, processados todos eles juntos com o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell.

"O que o Barcelona quer é contratar jogador, é contratar sem pagar a cláusula penal prevista em contrato, sem concorrer com o restantes dos clubes que estão interessados na contratação do jogador e sem se importar que para isso tenha de descumprir a legislação da Fifa", denunciou, por sua vez, o advogada espanhol da DIS, Eliseo M. Martínez.

"Decidem enganar ao mercado, decidem pagar abaixo da mesa umas quantidades com a finalidade de trair os contratos assinados, de defraudar ao mercado", acrescentou.

A transação entre Barcelona e Santos foi de cerca de 57 milhões de euros, como anunciou o cluge espanhol, mas a investigação judicial elevou esse número para mais de 80 milhões de euros.

"A DIS disponibilizou viagens para a família a Londres, a Tel Aviv...", lembrou Delcir, que revelou que era comum ele dar churrascos e jantares após as partidas do craque. "Como ele fala que não me conhecia? Fui traído por trás, isso não se faz. Confiamos que Neymar cumpriria sua palavra", acrescentou.