Topo

Dacar 2018 terá etapas no Peru, Bolívia e Argentina

29/03/2017 18h03

La Paz, 29 mar (EFE).- A edição do Rali Dacar de 2018 passará pelo lago Titicaca, na fronteira entre Bolívia e Peru, e terá uma jornada de descanso em La Paz antes de partir em direção à Argentina, anunciou nesta quinta-feira a direção da corrida.

"O próximo Dacar chegará à Bolívia em 11 de janeiro e começará com uma especial que sairá da margem do lago Titicaca até chegar a La Paz", disse o diretor do Dacar, Etienne Lavigne, durante discurso na apresentação oficial do evento na Bolívia, e que contou com a participação do presidente do país, Evo Morales.

A cidade de La Paz será um local de descanso pelo segundo ano consecutivo. Depois, os competidores partirão rumo à cidade de Uyuni, tradicional etapa do rali, e na sequência à Tupiza, antes de seguirem em direção à Argentina.

O Dacar 2018 terá início no dia 6 de janeiro, em Lima, marcando o retorno do rali ao Peru, país que recebeu a competição nas edições de 2012 e 2013, mas que tinha se ausentado desde então.

Serão seis etapas no território peruano, mais quatro na Bolívia, e outras quatro na Argentina, totalizando 14, duas a mais do que no ano passado. O destino final dos pilotos é a cidade de Córdoba, no dia 20 de janeiro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Chile, que esteve nas sete primeiras edições do Dacar na América do Sul, não faz parte do trajeto do rali. O Paraguai, que recebeu etapas da prova no ano passado, também está fora da próxima edição.

Em 2017, participaram do Dacar mais de 500 pilotos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões, de 60 nacionalidades.