Topo

Viñales vence 1ª corrida do ano na MotoGP; ítalo-brasileiro ganha na Moto2

26/03/2017 17h46

Losail (Catar), 26 mar (EFE).- Logo em sua estreia na Yamaha, o piloto espanhol Maverick Viñales venceu neste domingo o Grande Prêmio do Catar de MotoGP, que marcou a abertura da temporada, enquanto o italiano de mãe brasileira Franco Morbidelli cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na Moto2.

A chegada de Viñales à Yamaha gerou bastante expectativa e, ao menos na primeira corrida, disputada no circuito de Losail, ela foi atendida. Em uma prova cujo início teve de ser adiado por causa do mau tempo, que ontem inclusive levou ao cancelamento dos treinos oficiais de todas as categorias, o jovem de apenas 22 anos protagonizou uma bonita disputa com o italiano Andrea Dovizioso (Ducati) e levou a melhor. O pódio teve ainda o heptacampeão Valentino Rossi, também da Yamaha, em terceiro lugar.

O começo do GP foi remarcado duas vezes, e a largada aconteceu mesmo com protestos de alguns dos competidores, que reclamaram que algumas curvas ainda estavam alagadas.

Viñales largou mal e chegou a cair para a quinta posição, enquanto o também italiano Andrea Iannone, agora na Suzuki, pulou para a dianteira. Logo atrás apareceu o francês Johann Zarco, atual bicampeão da Moto2 e competindo na categoria principal pela primeira vez, montado em uma Yamaha Tech 3.

Zarco assumiu a ponta e teve de se defender das investidas do atual campeão, o espanhol Marc Márquez (Honda), assim como as de Iannone e Dovizioso. Formou-se então um primeiro pelotão, com esses quatro pilotos mais Viñales, e um segundo, com Dani Pedrosa (Honda) e Rossi, que largara apenas em décimo.

Na sétima volta, Zarco passou reto na segunda curva do traçado e viu o sonho de iniciar a trajetória na MotoGP com vitória ir pelos ares. Dovizioso se tornou líder, acompanhado de perto por Márquez, Iannone e Viñales. Contudo, o detentor do título não resistiu ao ritmo dos adversários e foi ficando para trás, perdendo posição inclusive para Rossi.

Houve então uma sequência de trocas de líder entre Dovizioso, Viñales e Iannone, que acabou sentindo o ritmo e abandonando devido a uma queda. A briga então se restringiu a dois pilotos, e quem levou a melhor foi o da Espanha, com o representante da Ducati em segundo e Valentino em terceiro.

Márquez, por sua vez, não começou bem a luta pelo tetra e foi apenas o quarto colocado, a 6s7 de distância para Maverick e imediatamente à frente de Pedrosa.

Por sua vez, Morbidelli (Marc VDS Kalex) venceu pela primeira vez na Moto2 ao resistir à pressão imposta pelo suíço Thomas Lüthi (Interwetten Kalex), que ficou com a segunda posição. O pódio teve ainda o japonês Takaaki Nakagami (Tady Kalex). Na Moto3, a vitória foi do espanhol Joan Mir (Kiefer Honda).