Topo

Podolski dá adeus com golaço, e Alemanha bate Inglaterra em amistoso

22/03/2017 19h00

Dortmund (Alemanha), 22 mar (EFE).- O atacante Lukas Podolski se despediu da seleção alemã em grande estilo nesta quarta-feira ao marcar um lindo gol e liderar a atual campeã mundial na vitória sobre a Inglaterra por 1 a 0 em amistoso disputado no estádio Signal Iduna Park.

A noite na cidade de Dortmund foi toda programada para Podolski, que atuou com a braçadeira de capitão. Além disso, antes de a bola rolar, houve um discurso do presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinhard Grindel, enaltecendo a importância do jogador dentro e fora de campo durante os 13 anos em que vestiu a camisa da 'Mannschaft'.

Ao todo, Podolski defendeu a Alemanha em 130 partidas e marcou 49 gols, contando o desta quarta-feira. Ovacionado pelos torcedores e reverenciado inclusive nas placas de publicidade, o atleta de 31 anos não decepcionou e marcou o único gol da partida, já no segundo tempo.

O 'English Team' foi melhor na etapa inicial, mas esbarrou em grande atuação de Ter Stegen. E, nas poucas vezes em que o goleiro do Barcelona não conseguiu intervir, a bola também não entrou. Na melhor chance antes do intervalo, aos 31 minutos, Kimmich vacilou, Lallana aproveitou e acelerou do meio de campo até a área do adversário para acertar a trave.

Na volta do intervalo, Podolski teve duas chances seguidas, aos oito e aos nove minutos. Na primeira, depois de passe de Kroos pelo alto, o atacante bateu fraco e facilitou o trabalho de Hart. Na segunda, acertou a marcação e ficou com o escanteio.

Embora não esteja mais no auge, o camisa 10 continua com o pé esquerdo calibrado e não costuma vacilar quando recebe muitas oportunidades. Aos 23 minutos, Kroos adiantou no meio, e Schürrle arrumou para Podolski, que ajeitou para o pé esquerdo e soltou uma bomba de fora da área, acertando o ângulo.

O ritmo do amistoso então caiu, e os dois treinadores foram realizando mudanças para testar opções. Aos 38 minutos, Podolski deixou o gramado para a entrada de Rudy e mais uma vez - a última pela seleção tetracampeã - foi aplaudido de pé pelo público.

As duas equipes voltarão a campo no próximo domingo, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. A Alemanha, já sem 'Poldi', irá a Baku enfrentar o Azerbaijão, enquanto a Inglaterra medirá forças com a Lituânia no estádio Wembley, em Londres.