Topo

Trump deve se desculpar antes de fazer 1º lançamento, diz dirigente da MLB

Kevin Lamarque/ Reuters
Imagem: Kevin Lamarque/ Reuters

26/02/2017 09h34

John Angelos, vice-presidente-executivo, diretor de operações e filho de Peter Angelos, proprietário da equipe americana de beisebol Baltimore Orioles, disse que preferiria que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump não realizasse o primeiro lançamento em Camden Yards sem antes se desculpar pelas declarações que fez.

De acordo com um relato do jornal "Washington Post", John Angrlos afirmou que a retórica do atual líder republicano poderia ser considerada problemática "de uma perspectiva racial, étnica, religiosa, de gênero e de incapacidade".

O dirigente acrescentou que a retórica divisiva de Trump e as ações durante sua campanha e desde que tomou posse exigem que o presidente americano redobre seus esforços para abraçar todos os membros da comunidade.

Mas John Angelos reconheceu que esta decisão não está em suas mãos, mas nas do grupo proprietário que decide convidar figuras políticas e sociais.

O dirigente do Orioles acrescentou que a forma de Trump conduzir as coisas fez com que "o governo atual recebesse muitas críticas por suas posições polêmicas".

John Angelos indicou que boa parte disso é resultado "das declarações feitas, tanto em sua campanha como desde que iniciou esta administração, sobre assuntos problemáticos de raça, etnia, religião, gênero e incapacidade".

O vice-presidente-executivo do Orioles destacou que "as pessoas nessas comunidades se viram atingidas de maneira muito negativa por um candidato e agora presidente".

O dirigente indicou que "é realmente obrigação de qualquer indivíduo que lidera o país afastar-se desse tipo de declarações, desculpar-se e retratar-se".

"Depois deveria virar a página, tentar abraçar sua comunidade, todas os segmentos de sua comunidade. Acredito que até que isso aconteça, não seria da minha vontade que o presidente viesse para realizar um lançamento", ressaltou Angelos.

De acordo com o "Washington Post", John Angelos considerou que "não deve-se dizer essas coisas sobre as mulheres, nem sobre diferentes grupos étnicos, diferentes nacionalidades, nem sobre pessoas incapacitadas, mas, se alguém diz isso, e se é uma personalidade importante, então deve se desculpar".

O Baltimore Orioles, que integra a Divisão Leste da American League na Major League Baseball, recebe o presidente americano em exercício para realizar os primeiros lançamentos da temporada.