Topo

Monteiro supera Bellucci no Rio Open; Soares avança nas duplas, e Melo cai

24/02/2017 02h04

Rio de Janeiro, 23 fev (EFE).- Thiago Monteiro levou a melhor sobre Thomaz Bellucci em confronto brasileiro disputado nesta quinta-feira e se classificou para as quartas de final do Rio Open, enquanto nas duplas apenas um representante do país se colocou nas semifinais, Bruno Soares, já que Marcelo Melo foi eliminado.

A quadra Guga Kuerten, a principal do complexo montado no Jockey Club, na zona sul do Rio de Janeiro, ficou dividida na noite desta quinta. Acostumados a terem apoio pleno quando jogam no Brasil, Monteiro e Bellucci desta vez não foram unanimidade.

Em um duelo de muitos erros, Thiago venceu por 2 a 1, com parciais de 7-6(8), 3-6 e 6-3 e avançou para encarar o jovem norueguês Casper Ruud. Convidado pela organização para a chave principal, o tenista de 18 anos derrotou o espanhol Roberto Carballes Baena também em três sets, mas de virada, com 6-7(4), 6-4 e 7-6(3).

"Vai ser um jogo duro. Ele vem em uma ótima semana. Ele é novo é vem jogando sem pressão e tem um forehand muito bom, vem sendo agressivo. Mas o que quero é me recuperar para dar o meu melhor e conseguir essa vitória", afirmou Monteiro.

Caso vença nesta sexta, Thiago ultrapassará Thomaz e se tornará o brasileiro mais bem ranqueado. O cearense soma 690 pontos e iria a 780 com um lugar nas semifinais, contra 721 do amigo.

Também nesta quinta-feira, o ucraniano Alexandr Dolgopolov bateu o argentino Horacio Zeballos por 2 a 1, com 7-6(4), 4-6 e 6-4. O vice-campeão do Rio Open em 2014 medirá forças agora com o espanhol Pablo Carreño Busta, quarto cabeça de chave, que eliminou o dominicano Victor Estrella Burgos.

Nas duplas, o dia teve uma vitória e uma derrota para os brasileiros. Principais cabeças de chave, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray passaram pelos argentinos Andrés Molteni e Diego Schwartzman com um triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 11-9.

Bruno, que frequentemente reclama das condições de jogo no Rio, considerou que vem tendo seu melhor desempenho na capital fluminense desde a primeira edição do torneio, em 2014.

"Acho que este é o ano em que estou jogando melhor aqui, com as condições do Rio. Nenhuma das outras vezes estava sentindo a bola, e neste ano estou sacando bem. No ano passado, me atrapalhei muito com o saque, fui me arrastando até a semifinal", declarou em entrevista coletiva após o jogo.

Nas semifinais, o mineiro e o escocês terão pela frente o espanhol Pablo Carreño Busta e o uruguaio Pablo Cuevas, terceiros favoritos, que eliminaram o argentino Facundo Bagnis e o português Gastão Elias.

Por outro lado, Marcelo Melo e Lukasz Kubot perderam para o também argentino Zeballos e o chileno Julio Peralta, com duplo 6-4. Depois do revés, o mineiro fez um balanço sobre a parceria com o polonês e disse ser necessário encontrar um equilíbrio entre seu estilo de jogo e o do atleta europeu.

"Normalmente eu me adapto muito bem, mas não adianta a gente jogar em um estilo kamikaze e mandar bomba para o outro lado. Eu gosto de um jogo mais controlado, mais sólido, às vezes com menos velocidade. A gente precisa encontrar um equilíbrio porque eu sou mais nesse estilo, e o Lukasz é de um estilo mais agressivo", comentou.

Zeballos e Peralta jogarão contra os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, campeões do Rio Open em 2014 e 2016 e que hoje derrubaram o americano Nicholas Monroe e o neozelandês Artem Sitak. EFE

dr/rd