Topo

Giuliano brilha, mas Zenit vacila e acaba eliminado da Liga Europa

23/02/2017 17h04

Redação Central, 23 fev (EFE).- O meia brasileiro Giuliano desequilibrou, ajudou nesta quinta-feira o Zenit São Petersburgo a vencer o Anderlecht por 3 a 1, mas devido ao gol sofrido em casa, aos 45 minutos do segundo tempo, não conseguiu levar a equipe às oitavas de final da Liga Europa.

O ex-jogador de Paraná e Internacional abriu o placar da partida aos 24 minutos do primeiro tempo, deixando a equipe russa perto de igualar a eliminatória, pois havia perdido na semana passada, na Bélgica, por 2 a 0.

Na etapa complementar, aos 27, o meia deu passe para o atacante Artem Dzyuba fazer o segundo. Insatisfeito em conseguir forçar apenas a disputa de prorrogação, Giuliano recebeu, aos 33 a retribuição do companheiro pela assistência, e marcou o terceiro do Zenit.

Perto da eliminação, o Anderlecht foi com tudo para cima e conseguiu arrancar a vaga das mãos do adversário aos 45 do segundo tempo, com gol do atacante sueco Isaac Kiese Thelin.



Além do decisivo brasileiro, o time de São Petersburgo contou com o volante Maurício, ex-Corinthians e Fluminense entre os titulares. Além disso, o volante Hernâni, contratado recentemente junto ao Atlético Paranaense, ficou 90 minutos no banco de reservas.

A Roma, que entrou em campo no Estádio Olímpico com larga vantagem por ter vencido o Villarreal, na Espanha, por 4 a 0, levou susto no início do duelo de volta, mas perdeu nesta quinta-feira "apenas" por 1 a 0 e avançou para a próxima etapa.

O time italiano que teve entre os titulares o goleiro Alisson, o zagueiro Juan Jesus, o lateral-direito Bruno Peres, além do meia Francesco Totti, foi batido graças a gol do atacante colombiano Rafael Borré, marcado aos 24 minutos do primeiro tempo.

Por cerca de dez minutos, a Roma ainda teve que atuar com um homem a menos, devido a expulsão do zagueiro alemão Antonio Rüdiger, que havia entrado em campo no intervalo.

Na Holanda, o Ajax levou a melhor em série acirrada com o Légia Varsóvia, da Polônia, ao bater o adversário por 1 a 0. Na semana passada, a equipe do meia David Neres - que passou 90 minutos no banco de reservas - havia empatado em 0 a 0.

O gol que classificou a equipe de Amsterdã para as oitavas de final foi marcado pelo lateral-esquerdo Nick Viergever, aos 4 minutos do segundo tempo.

O único time que conseguiu reverter desvantagem nos primeiros jogos desta quinta-feira foi o APOEL Nicósia, que havia sido derrotado pelo Athletic Bilbao por 3 a 2, na Espanha, e hoje avançou graças a vitória por 2 a 0, no Chipre.

Os dois gols do jogo saíram na etapa complementar, primeiro como o atacante Pieros Sotiriou, logo no minuto inicial, e depois com o atacante grego Yannis Gianniotas, aos 9, convertendo cobrança de pênalti.

O time do volante Vinícius, ex-União São João, que foi titular, do meia Vander, ex-Flamengo, e do atacante naturalizado belga Igor de Camargo, ambos que entraram no decorrer do duelo, ainda tiveram que atuar com um a menos a partir dos 20 minutos do segundo tempo, devido a expulsão do autor do primeiro gol da partida.

Nos acréscimos, o volante Ander Iturraspe também recebeu cartão vermelho, também deixando o Athletic com um a menos.

Na Turquia, o Besiktas, que havia vencido o Hapoel Be'er-Sheva em Israel por 3 a 1, voltou a bater o adversário, desta vez por 2 a 1. O time do zagueiro Marcelo, ex-Santos, e do meia Talisca, ex-Bahia, levou a melhor com gols do atacante camaronês Vincent Aboubakar, e do atacante Cenk Tosun. O nigeriano Anthony Nwakaeme descontou.