Topo

Assembleia da AFA pode definir novos rumos do futebol argentino

23/02/2017 13h00

Buenos Aires, 23 fev (EFE).- Sob intervenção desde junho do ano passado, a Associação de Futebol Argentina (AFA) realizará assembleia nesta sexta-feira, que pode recolocar o futebol do país nos eixos, com a possibilidade da venda dos direitos de transmissão em televisão, além da criação da Superliga nacional.

Os diretores da AFA esperam, neste encontro, conseguir fixar datas para as eleições presidenciais da entidade, realizar a reforma do estatuto que foi exigida pela Fifa, dois pontos que permitirão o fim da interferência da federação internacional.

A assembleia também pode confirmar a criação da liga profissional de futebol do país, a chamada Superliga, que permitirá o Campeonato Argentino seguir sendo realizado, independente da situação política até a realização do pleito.

Um dos principais pontos a ser debatido são as ofertas que dois grupos fizeram pelos direitos de transmissão em televisão pelos jogos da competição nacional.

A AFA ja teve que atrasar a retomada do Argentino - que teve 14 rodadas disputadas no segundo semestre de 2016 -, após o fim do programa 'Fútbol para Todos', em que o governo do país pagava pela exibição do torneio.

A expectativa, a partir da assembleia é marcar o retorno da primeira divisão para o dia 3 de março, embora, haja ameaça de novo adiamento, caso a negociação dos direitos siga emperrada.