Topo

Bellucci surpreende Nishikori e encara Thiago Monteiro, que vence batalha

21/02/2017 23h49

Rio de Janeiro, 20 fev (EFE).- O segundo dia de disputas no Rio Open foi de grandes resultados para dois tenistas brasileiros, Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro, que venceram nesta terça-feira respectivamente o japonês Kei Nishikori, primeiro cabeça de chave, e o português Gastão Elias e se enfrentarão na segunda rodada.

Diante do número 5 do mundo, Bellucci obteve na quadra central do complexo montado no Jockey Club, na zona sul do Rio de Janeiro, um dos triunfos mais expressivos da carreira. Foi apenas a segunda vez que o paulista da cidade de Tietê bateu um top 5, quase seis anos depois de ter eliminado o britânico Andy Murray, então quarto colocado do ranking, nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri.

Nishikori chegou ao Rio na véspera da estreia, depois de ter sido vice-campeão do ATP 250 de Buenos Aires, e sentiu a mudança de condições. Bellucci se aproveitou e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3, em 1h19min.

"Nada deu certo hoje. As condições mudaram muito em relação à semana passada. A quadra estava mais rápida, e a bola estava mais dura. Acho que a bola foi a parte mais difícil de ajustar. Nada deu certo, simplesmente não era meu dia, e nem acho que ele fez o melhor jogo dele também. Infelizmente perdi na primeira rodada", comentou o tenista asiático em entrevista coletiva após o revés.

Na quinta-feira, quem for ao Jockey Club verá um duelo entre os melhores tenistas do país na atualidade. Bellucci está em 76º lugar no ranking, e Thiago Monteiro, em 85º. O cearense não começou bem e perdeu os quatro primeiros games da partida contra Elias, mas levou a melhor de virada, com parciais de 2-6, 7-6(4) e 6-4.

"É um ponto positivo já ter um brasileiro garantido nas quartas, é bom para nosso esporte. Em um torneio no Brasil, é sempre legal brasileiro avançar. Se pudesse, claro, jogaria contra ele na final, mas a chave é sorteada, não temos o que fazer. Mas, de toda forma, nos enfrentarmos em uma segunda rodada de ATP 500 é bom para mim, bom para ele, e o jogo vai ser legal para os dois", disse Bellucci.

Contudo, o dia não foi apenas de vitórias para os representantes locais. João Souza, o Feijão, convidado da organização para a chave principal, foi batido pelo espanhol Pablo Carreño Busta, quarto favorito, por 6-3 e 6-2.

O próximo adversário de Carreño será o dominicano Victor Estrella Burgos, que ganhou um lugar na competição devido à desistência do austríaco Gerald Melzer e levou a melhor sobre o argentino Guido Pella, finalista em 2016.

Com a eliminação de Nishikori e a do uruguaio Pablo Cuevas, atual campeão e terceiro favorito, que na segunda foi surpreendido pelo belga Arthur De Greef, o único entre os três primeiros cabeças de chave ainda vivo no Rio Open é o austríaco Dominic Thiem. O número 8 do mundo venceu o sérvio Janko Tipsarevic por 2 a 0, com 6-4 e 7-5, e amanhã jogará contra outro representante da Sérvia, Dusan Lajovic.

Outro que já levantou troféu na quadra Guga Kuerten e deu adeus na primeira rodada é o espanhol David Ferrer, que triunfou em 2015 e nesta terça foi derrotado pelo ucraniano Alexandr Dolgopolov, vice em 2014, por duplo 6-4.

Depois de ter passado pelo cabeça de chave número 6, 'Dolgo' terá pela frente agora o argentino Horacio Zeballos, que passou pelo compatriota Carlos Berlocq.

Por sua vez, o italiano Fabio Fognini bateu o espanhol Tommy Robredo por 2 a 0, com 6-2 e 6-4, na revanche de confronto da primeira rodada do ATP 250 de Buenos Aires. O vice-campeão de 2015 medirá forças com mais um atleta da Espanha, Alberto Ramos-Vinolas, quinto favorito, que passou pelo francês Stephane Robert.

Sétimo mais bem ranqueado da chave do Rio Open, o também italiano Paolo Lorenzi foi eliminado pelo argentino Federico Delbonis, que na segunda rodada vai encarar o compatriota Diego Schwartzman.