Topo

International Board analisará uso até hoje do árbitro de vídeo no futebol

01/02/2017 11h29

Redação Central, 1 fev (EFE).- A International Board (IFAB) discutirá em sua assembleia anual, marcada para acontecer no dia 3 de março, no estádio de Wembley, em Londres, o uso dos árbitros de vídeo no futebol.

De acordo com a entidade, a análise dos testes feitos até o momento são um dos temas incluídos na pauta, assim como as previsões de utilização a partir deste ano, em quase 20 competições em todo o planeta.

A Fifa utilizou o sistema pela primeira vez em 1º de setembro do ano passado, durante amistoso entre Itália e França. Na ocasião, a experiencia foi considerada "muito positiva", pelo presidente Gianni Infantino.

Meses depois, o árbitro de vídeo foi muito questionado durante o Campeonato Mundial de Clubes.

No ano passado, na assembleia geral realizada em março, a International Board aprovou o uso do recurso, de forma experimental, por pelo menos dois anos.

A pauta da próxima reunião da IFAB ainda discutirá a proposta de permitir expulsões temporárias, por ações puníveis com cartão amarelo, depois de a Uefa ter testado a ideia durante os últimos três anos, em algumas competições.

Além disso, será debatida a possibilidade de dar mais liberdade para que federações mudem as regras de organização do jogo, como número de substituições e duração das partidas em competições próprias.

Haverá ainda revisão final da quarta substituição durante a prorrogação, para incluí-la nas regras.