Topo

Tocha da Universíada de Inverno começa a percorrer Cazaquistão até Almaty

25/01/2017 15h30

Astana, 25 jan (EFE) - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, abriu nesta quarta-feira em Astana o revezamento da tocha da Universíada de Inverno que acontecerá neste ano em Almaty entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro.

"O Cazaquistão não recebeu ainda nenhuma competição mundial de tamanha magnitude. Temos certeza que estamos preparados e realizaremos esta competição com louvor", disse o chefe de governo na cerimônia realizada na capital.

A tocha da Universíada percorrerá todas as regiões do país, para que os atletas posssam receber o apoio dos torcedores.

O revezamento da chama começou na manhã de hoje (hora local) na Universidade Nazarbayev e terminou na praça da Prefeitura de Astana. Ao todo, 60 estudantes e vários jovens esportistas da região foram portadores da tocha.

Em seguida, o símbolo do evento poliesportivo foi entregue para as autoridades cazaques e será levada até Almaty, maior cidade do país, para a cerimônia de abertura da 28ª edição da Universíada.

Ao todo, 2 mil atletas, de mais de 55 países participarão da Universíada de Inverno.

A estimativa do governo do país é que 30 mil turistas viajem para Almaty por causa do evento poliesportivo. Em todo mundo, as transmissões das competições deverão ser acompanhadas por 1 bilhão de espectadores, em mais de 80 países.