Topo

Federer, Wawrinka, Venus e zebra americana são primeiros semifinalistas

24/01/2017 10h53

Melbourne (Austrália), 23 jan (EFE).- Dois suíços, Roger Federer e Stan Wawrinka, e duas americanas, Venus Williams e Coco Vandeweghe, são os primeiros classificados às semifinais do Aberto da Austrália, ao vencerem os compromissos disputados nesta terça-feira.

Ex-número 1 do mundo e quatro vezes campeão do primeiro Grand Slam do ano, Federer passou com extrema tranquilidade pelo alemão Mischa Zverev por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 7-5 e 6-2, em uma hora e 32 minutos de confronto.

Na semifinal, haverá um encontro suíço, já que Wawrinka, quarto cabeça de chave do torneio, também eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga em sets diretos, fechando partida com 7-6 (2), 6-4 e 6-3, em duas horas e 15 minutos, forçando o duelo entre tenistas do país.

No circuito profissional masculino, Federer leva grande vantagem nas partidas que fez com o compatriota, com 18 vitórias e apenas trse derrotas. Os dois últimos jogos aconteceram em 2015, com o ex-número 1 levando a melhor, no US Open e no Finais da ATP.

A outra semifinal será definida amanhã, depois dos confrontos entre o canadense Milos Raonic e o espanhol Rafael Nadal, e entre o belga David Goffin e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Entre as mulheres, Venus Williams, 13ª cabeça de chave, derrotou a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (3), em uma hora e 47 minutos, se classificando pela terceira vez na carreira às semifinais do Aberto da Austrália.

A última vez que a experiente tenista, de 36 anos, havia chegado nesta fase do primeiro Grand Slam da temporada foi em 2003, quando venceu a belga Justine Henin e, em seguida, acabou derrotada na decisão pela irmã Serena Williams.

A cabeça de chave número 13 duelará agora com a compatriota Coco Vandeweghe, que surpreendeu a espanhola Garbiñe Muguruza, sétima favorita, vencendo confronto por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-0, em um hora e 23 minutos.

As duas americanas se enfrentaram apenas uma vez no circuito, com vitória da mais experiente em sets diretos, com 6-4 e 6-3, na primeira rodada do WTA Premier de Roma.

Amanhã, Serena, irmã de Venus, tentará avançar às semis, em duelo com a britânica Johanna Konta. Se superar este compromisso e mais a decisão, ela reassumirá a liderança do ranking mundial, superando a alemã Angelique Kerber.

Além disso, a tcheca Karolina Pliskova, quinta cabeça de chave, encarará a croata Mirjana Lucic-Baroni.