Topo

Presidente da China faz visita ao COI pela 1ª vez

18/01/2017 17h00

Madri, 18 jan (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, visitou pela primeira vez nesta quarta-feira a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, onde se reuniu com o mandatário da entidade, o alemão Thomas Bach, e conheceu o museu olímpico.

Segundo informou o COI, a "histórica" visita de Xi Jinping é a primeira de um chefe de estado chinês à entidade e no encontro com Bach ambos destacaram a "grande colaboração" para a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim.

Xi Jinping expressou seu "compromisso pessoal para que esses Jogos sejam um sucesso" e conversou com Thomas Bach sobre como reforçar futuramente os fortes laços entre as duas partes e sobre a forma de promover o papel do esporte na sociedade.

"Acredito que o COI tem um importante papel para ajudar na realização dos sonhos que compartilhamos", disse o presidente da China, que destacou o grande papel do esporte em seu país, o trabalho de Thomas Bach e seus objetivos comuns para promover o esporte olímpico.

Após chegar a Lausanne procedente de Davos, onde participou do Fórum Econômico Mundial na terça-feira, o presidente da China assinou no livro de visitantes do COI para comemorar a visita à sede.

Xi foi recebido pelo presidente de honra da organização, Jacques Rogge, pelo vice-presidente Yu Zaiging, pelos membros chineses do COI, Li Lingwei e Yang Yang, junto ao presidente de ACNO e membro do COI o xeque Ahmad al-Fahad Al-Sabah.

"China e COI têm excelentes relações e uma forte cooperação em diferentes níveis. A histórica visita do presidente Xi Jinping é outra expressão de grande cooperação e nossa amizade com o povo chinês. É uma excelente ocasião para escrever a história mais uma vez com Pequim como a primeira cidade do mundo a sediar as edições de verão e inverno dos Jogos Olímpicos" disse o presidente Thomas Bach.