Topo

WADA atualizará lista de substâncias proibidas em 1º de janeiro de 2017

29/12/2016 13h50

Redação Central, 29 dez (EFE).- A lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) será atualizada em 1º de janeiro de 2017, tendo como uma das novidades a autorização do oxigênio suplementar por inalação, mas não intravenoso.

Além disso, as alterações afetam os grupos de estimulantes, narcóticos e agentes anabolizantes. A nova relação foi aprovada pelo Comitê Executivo da Wada no dia 21 de setembro deste ano.

O documento da Agência Antidoping, que passará a vigorar neste domingo, distingue substâncias e métodos proibidos utilizados dentro ou fora da disputa de competições.

A única mudança com relação ao período em que o atleta está competindo, diz respeito aos estimulantes, com a inclusão da lisdexanfetamina, precursor inativo da anfetamina. A novidade permite a aplicação de punição mais severa a partir de agora.

Na seção referente aos narcóticos, será acrescida a nicomorfina, um fármaco analgésico derivado opiáceo, que se transforma em morfina após adminstração.

Entre as proibições para dentro e fora de competição, foram introduzidas variações dentro dos anabolizantes e dos hormônios peptídicos, fatores de crescimento e substâncias afins e miméticas. No parágrafo, é ressaltado que a vitamina B-12, que contém cobalto, não está proibida.