Colômbia lembra vítimas da tragédia da Chapecoense com cerimônia litúrgica
Bogotá, 28 dez (EFE) - A Colômbia lembrou nesta quarta-feira as vítimas do avião da companhia aérea boliviana Lamia que caiu há um mês perto de Medellín causando a morte de 71 pessoas, entre elas 19 jogadores do time da Chapecoense, com uma cerimônia litúrgica perto do morro onde ocorreu a tragédia.
O agora chamado Cerro Chapecoense, onde caiu o avião, se transformou em um local de peregrinação para grupos de pessoas que se aproximam para observar os destroços da aeronave que ainda permanecem no lugar sob vigilância policial.
Enquanto continuar aberta a investigação que determinará as causas concretas que ocasionaram o acidente, ainda não se pode mover as peças do avião espalhadas por todo o morro que pertence ao município de La Unión, no departamento de Antioquia, segundo declarou a jornalistas o prefeito dessa cidade, Hugo Botero.
O relatório preliminar divulgado pela Aeronáutica Civil na segunda-feira passada afirmou que o esgotamento do combustível foi a causa do acidente, motivo pelo qual se descartou a possibilidade de uma falha técnica.
Segundo o secretário de Segurança Aérea, Fredy Bonilla, as gravações da cabine de comando do avião boliviano mostram que o piloto e o copiloto conversaram sobre a possibilidade de fazer uma escala na cidade amazônica de Leticia (Colômbia) ou em Bogotá "porque se encontravam no limite de combustível", mas finalmente não fizeram isso.
"Eles estavam conscientes de que o combustível que tinham não era o adequado nem era suficiente", afirmou o funcionário.
A equipe da Chapecoense viajava para Medellín para disputar contra o Atlético Nacional o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana, da qual foi proclamada campeã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.