Topo

Ginasta russa 13 vezes campeã mundial anuncia aposentadoria aos 19 anos

Yana Kudryavtseva sofreu fratura na perna e deve se aposentar da ginástica - Matthew Childs/Reuters
Yana Kudryavtseva sofreu fratura na perna e deve se aposentar da ginástica Imagem: Matthew Childs/Reuters

Da EFE, em Moscou

28/11/2016 17h59

A russa Yana Kudryavtseva, dona de 13 títulos mundiais, se viu obrigada a se aposentar aos 19 anos devido a uma fratura na perna que lhe impedirá de voltar a competir em nível máximo, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela presidente da Federação Russa de Ginástica (VFGH), Irina Viner.

"Lamentamos profundamente que Yana, uma ginasta extraordinária, deixe de competir sendo ainda tão jovem. Já não lhe restam forças para suportar mais cirurgia", afirmou Irina.

Kudryavtseva começou a carreira esportiva em 2008. Desde então, acumulou 13 títulos e dois segundos lugares em Mundiais e nove medalhas de ouro do Campeonato Europeu. Além disso, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi vice-campeã, atrás da compatriota Margarita Mamun.

A agora ex-ginasta possui o recorde de precocidade de uma campeã mundial, já que em 2013 o alcançou no concurso completo em Kiev com apenas 15 anos. Superou outras duas ginastas russas: Alina Kabaeva e Elena Karpuchina, que subiram ao lugar mais alto do pódio com 16. Além disso, é a única ginasta da história que nunca esteve fora do pódio nas competições internacionais das quais participou.

Ela é filha de Aleksey Kudryavtsev, campeão olímpico de natação no revezamento 4x200 m livre em 1992, em Barcelona.