Topo

COI desclassifica 3 medalhistas de Pequim e Londres por doping

25/11/2016 17h34

Redação Central, 25 nov (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) desclassificou nesta sexta-feira três medalhistas de Pequim 2008 e Londres 2012 por causa de exames positivos de doping.

A Comissão Disciplinar do COI decidiu punir o halterofilista cazaque Ilya Ilin, ouro nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012, a bielorrussa Aksana Miankova, ouro no martelo em Pequim, e a também bielorrussa Natallia Mikhnevich, medalhista de prata no lançamento de martelo na capital chinesa há oito anos.

Ilin foi punido ao testar positivo para estanozolol na reanálise feita pelo COI em exames feitos durante as disputas dos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres. Na capital britânica, além disso, o órgão detectou que o atleta também usou a substância turinabol

Já Miankova foi pega por utilizar turinabol e oxandrola nos Jogos de 2008. Quatro anos depois, quando terminou com a sétima posição dos Jogos de Londres, a bielorrussa também tinha usado estanozolol.

A terceira atleta que perdeu a medalha nesta sexta-feira foi Mikhnevich, que testou positivo por methandienona e estanozolol.

O COI confirmou, além disso, a desqualificação do bielorrusso Pavel Lyzhyn, quarto no levantamento de peso em Pequim 2008, e de sua compatriota Sviatlana Usovich, que acabou com apenas a 23ª posição nos 800 metros rasos na capital chinesa.

Em relação aos Jogos de Londres, também foram eliminadas a halterofilista Boyanka Kostova, do Azerbaijão, e a bielorrussa Nastassia Mironchyk-Ivanova, do salto em distância.

A desclassificação obriga que os atletas entreguem as medalhas e diplomas obtidos nos Jogos ao COI. As federações internacionais envolvidas devem modificar os resultados das provas em que eles participaram.