Topo

Na despedida de Massa, Rosberg e Hamilton decidem título da F-1 em Abu Dhabi

24/11/2016 12h44

Redação Central, 24 nov (EFE).- O alemão Nico Rosberg e o britânico Lewis Hamilton, ambos da Mercedes protagonizarão neste fim de semana o último capítulo da disputa do título de campeão mundial de Fórmula 1, no Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último da carreira de Felipe Massa na categoria.

Os dois pilotos da escuderia prateada chegam para a etapa final da temporada separados por 12 pontos. Rosberg lidera e erguerá o primeiro troféu da carreira se ficar entre os três primeiros colocados, independente do resultado do rival.

Nas últimas três provas da temporada, o atual bicampeão - que também venceu em 2008 - venceu, deixando o alemão na segunda colocação. Caso este resultado se repetir no circuito de Yas Marina, subir ao topo do pódio não será suficiente para o champanhe também servir para comemorar o título.

Hamilton, se vencer, terá que torcer para Rosberg terminar, no máximo, na quarta colocação, para conseguir reverter o quadro atual da tabela de classificação. Se o britânico ficar em segundo, o companheiro só pode chegar até o sétimo lugar; e se for terceiro, o alemão não poderá ir além do nono posto.

O três vezes campeão aproveitou para descartar nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, aceitar a sugestão do chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, de uma condução que mantivesse todos os pilotos próximos na pista, para permitir ataques a Rosberg durante a prova.

"Como estratégia para a corrida, o mais importante é chegar forte no domingo, mas, em meu pensamento, nunca passou fazer algo assim. Se estiver na frente, quero ficar o mais distante possível dos outros", disse Hamilton.

O alemão, por sua vez, admitiu que quer evitar pensar na conquista do título antes do início das atividades do fim de semana em Abu Dhabi, para tentar manter a concentração antes da última etapa da temporada.

"Sou consciente de como foi a temporada para nós, mas não serve de nada relembrar isso. Falta uma corrida, só me resta ficar focado. Só penso em vencer e o melhor seria protagonizar uma grande prova para ser campeão", afirmou o líder da temporada.

Caso fique com o título, Rosberg será o terceiro alemão a fazê-lo, depois de Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Além disso, seria o segundo filho a repetir o feito do pai, no caso, o finlandês Keke Rosberg, vencedor em 1982. O primeiro foi o britânico Damon Hill, campeão como o pai, Graham Hill.

Hamilton, por sua vez, luta para ser o terceiro a conquistar três vezes consecutivas o troféu, como fizeram o argentino Juan Manuel Fangio, além de Schumacher e Vettel.

O fim de semana será especial também para Felipe Massa, da Williams, que se despedirá da Fórmula 1, após 15 temporadas - sendo 14 como titular, também na Sauber e Ferrari. O piloto tentará pontuar pela última vez, para ir além da 11ª colocação na tabela, que ocupa atualmente.

Outro que pode se despedir da categoria em Abu Dhabi é Felipe Nasr, ainda mais em risco na Sauber, devido ao fim do contrato de patrocínio do Banco do Brasil com o piloto e a escuderia. As únicas chances de permanência na categoria são em caso de renovação com a equipe atual ou acerto com a Manor.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi terá primeira atividade nesta sexta-feira, com o primeiro treino livre, às 7h (horário de Brasília). A sessão de classificação será no dia seguinte, às 11h, mesmo horário da largada, no domingo.