Topo

Hamilton vence no México, iguala Prost e fica 19 pontos atrás de Rosberg

30/10/2016 18h59

(Corrige terceiro parágrafo).

Cidade do México, 30 out (EFE).- O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, levou a melhor neste domingo o Grande Prêmio do México de Fórmula 1, no circuito Hermanos Rodríguez, e reduziu para 19 pontos a diferença para o líder da temporada, o alemão Nico Rosberg, também da escuderia prateada.

Esta foi a vitória de número 51 do três vezes campeão mundial, que igualou assim o francês Alain Prost. Acima deles está apenas o alemão Michael Schumacher, que subiu ao lugar mais alto do pódio em 91 corridas durante a carreira.

Com o resultado de hoje no México, faltando duas etapas para o fim da temporada, no Brasil e em Abu Dhabi, Hamilton chegou aos 330 pontos. Rosberg, que entrou na prova podendo ser campeão, terminou na segunda colocação e agora tem 349 pontos.

O pódio em Hermanos Rodríguez seria fechado pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, que nas últimas voltas, precisou segurar o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, mas, para isso, acabou cortando caminho na pista, para ira do quatro vezes campeão mundial. A manobra, no entanto, fez com que o jovem fosse punido em cinco segundos no tempo final.

Dessa forma, Vettel acabou na terceira colocação, em decisão divulgada depois da bandeira quadriculada. O australiano Daniel Ricciardo, também da Red Bull, acabou em quarto, imediatamente a frente do companheiro de equipe.

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, ficou em sexto, seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force India, e Valtteri Bottas, também da Finlândia, que é companheiro de Felipe Massa na Williams.

O brasileiro, aliás, fez prova segura e terminou na nona posição, emplacando três etapas consecutivas na zona de pontuação. Piloto da casa, o mexicano Sergio Pérez, da Force India, acabou a corrida na décima colocação.

Felipe Nasr, da Sauber, terminou na 15ª colocação, enquanto seu parceiro, o sueco Marcus Ericsson, bateu na trave na tentativa de dar o primeiro ponto para a escuderia na temporada, ao fechar a prova no 11º lugar.