Topo

Garantido no playoff, Tijuana mira classificação para Libertadores

27/10/2016 18h02

Cidade do México, 27 out (EFE).- Classificado para as quartas de final do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano com uma vitória sobre o Jaguares por 2 a 0 no último domingo, o Tijuana tem como objetivo agora a classificação para a Taça Libertadores de 2017 e para isso será importante vencer o Toluca fora de casa no próximo domingo.

A três rodadas do fim da primeira fase, os 'Xolos' ocupam o topo da tabela, com 30 pontos, e já não pode ser alcançado pelo nono colocado, o Pumas, que tem 20. Para ir ao torneio da Conmebol, é necessário apenas um triunfo em três rodadas.

No México, os três classificados para Libertadores são os três primeiros da fase inicial, desde que estes não tenham vaga na Liga dos Campeões da Concacaf. No ano que vem, a 'Concachampions' terá Pachuca, Tigres, o próprio Pumas e o Monterrey, que estão em segundo, terceiro, nono e 11º lugares, respectivamente.

Como Pachuca, com 27 pontos, e Tigres, com 26, não poderão disputar a competição sul-americana, basta ao Tijuana ficar entre os cinco primeiros. No momento, a diferença para o Necaxa, sexto, é de oito pontos.

Apesar da situação confortável, os jogadores dos 'Xolos' negam qualquer tipo de relaxamento e garantem que irão ao estádio Nemesio Díez Riega em busca de mais um triunfo.

"Não pensamos em nos relaxarmos nem em nos sentirmos superiores. Conquistamos alguns objetivos, mas é necessário tentar acumular a maior parte de pontos pelo percentual (que define rebaixamento). Temos de fechar bem essa fase e seguir passo a passo", declarou o capitão do Tijuana, o zagueiro Juan Carlos Valenzuela, em entrevista coletiva.

Pachuca e Tigres estão bem próximos da classificação e confirmarão presença no mata-mata caso obtenham os três pontos na 14ª rodada. Os 'Tuzos' jogarão em casa contra o Atlas, enquanto os 'Felinos' terão pela frente o clássico diante do Monterrey. Ambas as partidas acontecerão no próximo domingo.

"Não há ninguém que não saiba o que está em jogo nesta partida. Dos 17 (da primeira fase), é o mais importante porque é um clássico. Está em jogo o orgulho, a tradição. Não é algo de vida ou morte, não podemos olhar por esse lado, mas muito está em jogo e ninguém fica alheio a isso", declarou o técnico do Tigres, Ricardo Ferretti, ao site do clube sobre o duelo em casa, no Estádio Universitário.



Programação da 15ª rodada do Torneio Apertura mexicano:.



Sexta-feira.

Veracruz - Pumas.

Sábado.

Jaguares - Querétaro.

Morelia - Necaxa.

Tigres - Monterrey.

Pachuca - Atlas.

América - Santos Laguna.

Chivas Guadalajara - Cruz Azul.

Domingo.

Toluca - Tijuana.

Puebla - León.