Topo

United goleia e assume ponta na Liga Europa; Com Alisson no gol, Roma empata

20/10/2016 19h30

Redação Central, 20 out (EFE).- O Manchester United contou nesta quinta-feira com atuação inspirada do meia Pogba, autor de dois gols, para vencer o Fenerbahçe por 4 a 0 no estádio Old Trafford e assumir a liderança do grupo A da Liga Europa, enquanto a Roma empatou com o Áustria Viena em 3 a 3 pelo grupo E com o goleiro Alisson entre os titulares.

Com exibições apenas razoáveis até agora, Pogba, contratação mais cara da história do futebol - custou 110 milhões de euros aos 'Diabos Vermelhos' - deu alguma esperança aos torcedores ao balançar a rede duas vezes diante de um adversário mais frágil que o esperado.

A vitória levou o United à ponta da chave, com seis pontos, enquanto a equipe de Istambul caiu para a terceira posição, com quatro. O vice-líder é o Feyenoord, que também foi a seis ao derrotar o Zorya por 1 a 0 no estádio De Kuip, com gol de Jorgensen.

Em Manchester, a partida começou truncada, mas o time dirigido por José Mourinho "abriu a porteira" aos 32 minutos do primeiro tempo, quando Mata sofreu pênalti. Pogba cobrou com categoria no canto direito e fez 1 a 0. Dois minutos depois, Martial, também em penalidade, aumentou.

O terceiro aconteceu ainda antes do intervalo, aos 46, do pé direito de Pogba, que recebeu de Lingard e acertou o ângulo. Na etapa final, logo aos dois minutos, o próprio Lingard arrematou cruzado por baixo e assinalou o quarto.

Ainda houve tempo para que vigorasse mais uma vez a "lei do ex", que diz que um jogador sempre marca quando enfrenta uma equioe que já defendeu. Van Persie fez o de honra do 'Fener', aos 38, e foi aplaudido pela torcida local, inclusive pelo ex-treinador Alex Ferguson, que estava na tribuna.

Pogba não brilhou sozinho nos jogos que começaram às 17h05 (de Brasília) desta quinta na Liga Europa. Enquanto o francês se destacava na Inglaterra, Totti brilhava pela Roma com duas assistências de trivela, mas não impediu que o time, após abrir 3 a 1 sobre o Áustria Viena, cedesse um frustrante empate em casa.

No Estádio Olímpico, o goleiro Alisson, titular da seleção brasileira, começou jogando pelos 'giallorossi' e sofreu um gol aos 16 minutos do primeiro tempo, em finalização de Holzhauser.

A Roma então buscou a virada, com dois gols de El Sharaawy e um de Florenzi, os dois últimos com passe de Totti, mas Alisson foi vazado mais duas vezes, por Prokop e Kayode, e a partida terminou empatada.

O resultado manteve a representante italiana na ponta do grupo E, com cinco pontos, mesmo número do adversário de hoje. A terceira posição, com três pontos, é ocupada pelo Astria Giurgiu, que surpreendeu o Viktoria Plzen com um triunfo por 2 a 1 na República Tcheca.

No grupo D, o Zenit São Petersburgo defendeu bem a ponta e os 100% de aproveitamento ao derrotar o Dundalk por 2 a 1 de virada na Irlanda. O segundo gol do time russo foi marcado pelo meia Giuliano, que vem sendo figurinha fácil nas convocações do técnico da seleção brasileira, Tite.

O Zenit se juntou, dessa maneira, ao seleto grupo de times com 100% de aproveitamento após três rodadas, junto com Shakhtar Donetsk e Schalke 04. A equipe dirigida por Mircea Lucescu lidera a chave, com o próprio Dundalk em segundo, com quatro pontos. O Maccabi Tel-Aviv subiu para terceiro ao derrotar o AZ Alkmaar por 2 a 1 na Holanda e somar seus três primeiros pontos.

Giuliano não foi o único brasileiro a balançar a rede. Sebá, ex-Cruzeiro, marcou duas vezes e ajudou o Olympiacos a golear o Astana por 4 a 1 em Pireus. O hexacampeão grego é vice-líder do grupo B, com seis pontos, mesmo número do APOEL Nicosia, que perdeu para o Young Boys por 3 a 1 na Suíça.

Ricardinho, ex-jogador do Coritiba, também fez gol, mas contra, e determinou a vitória do Saint-Étienne sobre o Qabala por 1 a 0 na França. O maior vencedor da história do Campeonato Francês tem cinco pontos, assim como Mainz 05 e Anderlecht, que empataram em 1 a 1 na Alemanha.

O grupo F é liderado pelo Genk, que recebeu o Athletic Bilbao e levou a melhor pelo placar de 2 a 0, chegando a seis pontos, três a mais que o adversário. Rapid Viena e Sassuolo ficaram no 1 a 1 na Áustria e têm quatro pontos cada.