Topo

Tijuana enfrenta lanterna e pode ser 1º classificado no Apertura mexicano

20/10/2016 17h40

Cidade do México, 20 out (EFE).- O Tijuana tentará neste fim de semana se tornar a primeira equipe garantida no mata-mata do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, mas para isso precisará vencer o Jaguares, lanterna da competição, no estádio Caliente e ainda contar com uma combinação de resultados.

Os 'Xolos' ocupam o topo da tabela de classificação, com 27 pontos, nove a mais que o León, nono colocado e primeiro entre os que estão fora da zona de classificação para os playoffs. Caso mantenha ou amplie essa diferença, o time dirigido pelo técnico Miguel Herrera confirmará presença nas quartas.

Herrera já considera cumprida essa primeira missão de se classificar, mas nem por isso quer que os jogadores diminuam o ritmo. Segundo ele, é importante avançar com a melhor posição possível e se manter entre os três primeiros da fase inicial, o que dará ao Tijuana um lugar na próxima edição da Taça Libertadores.

"Ainda não ganhamos nada. Apenas estamos no caminho da primeira meta, que é passar dos 30 pontos para melhorar também na média (que define rebaixamento). Estamos praticamente classificados, mas esse não é o grande objetivo, apenas um êxito. Buscaremos também continuar à frente para estar na Libertadores", declarou o ex-treinador da seleção mexicana.

O adversário, em tese, não será dos mais difíceis. O Jaguares segura a lanterna do Apertura, com apenas seis pontos, e tem um dos piores coeficientes, melhor somente que os de Veracruz e Morelia. Além disso, os salários na equipe dos brasileiros Bruno Pires, Rafinha e Derley estão atrasados, como confirmado pelo meio-campista Hibert Ruiz em matéria publicada pelo site "Mediotiempo" no começo desta semana.

Na perseguição ao Tijuana, o Pachuca, segundo colocado, com 24 pontos, será protagonista de um dos principais jogos da 14ª rodada. O time do estado de Hidalgo visitará o Chivas Guadalajara, que aparece em quarto, com um ponto a menos, no próximo domingo.

Entre os dois está o Tigres, que também soma 23 pontos. A equipe do técnico Ricardo Ferretti visitará o Pumas, dono da sexta posição. 'Tuca' tem duas dúvidas importantes para o confronto, o zagueiro Juninho, ex-Botafogo, e o atacante Andre-Pierre Gignac, que vêm treinando à parte por problemas físicos.



Programação da 14ª rodada do Torneio Apertura mexicano:.



Sexta-feira.

Tijuana - Jaguares.

Sábado.

Querétaro - América.

Cruz Azul - Puebla.

Monterrey - Toluca.

León - Morelia.

Necaxa - Veracruz.

Domingo.

Pumas - Tigres.

Santos Laguna - Atlas.

Chivas Guadalajara - Pachuca.