Topo

Nadal antecipa encerramento da temporada para se recuperar de lesão no punho

20/10/2016 16h37

Redação Central, 20 out (EFE).- O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira que não entrará mais em quadra nesta temporada para ter mais tempo para se recuperar de uma lesão no punho esquerdo, manifestada ainda em maio, quando desistiu de Roland Garros antes da terceira rodada.

"Creio que não é nenhum segredo dizer que cheguei pouco preparado aos Jogos Olímpicos, e o objetivo era ganhar uma medalha para a Espanha. No entanto, esta recuperação acelerada me causou dor em todos os torneios desde então, e agora me vejo obrigado a parar e pensar em 2017", disse Nadal em comunicado publicado em sua conta no Facebook.

Dessa forma, o atual sexto colocado do ranking mundial está fora do ATP 500 da Basileia e do Masters 1000 de Paris, que estavam presentes em seu calendário, e das Finais da ATP, para o qual ainda precisava confirmar uma vaga.

Com isso, será a primeira vez desde 2001 que o torneio de encerramento da temporada, que reúne os oito primeiros colocados do ranking, não terá Nadal nem o suíço Roger Federer, que está fora do circuito desde junho e também só retornará no ano que vem.

O tenista de 30 anos levou o problema à tona em maio, durante Roland Garros, o que o fez anunciar a desistência do torneio do qual é eneacampeão. Depois disso, ficou fora de combate até agosto, abrindo mão inclusive de Wimbledon, para estar nos Jogos do Rio, em que foi campeão de duplas ao lado de Marc López e quarto colocado em simples.

Segundo o atleta, a recuperação da lesão evoluiu bem no começo, mas depois houve um edema ósseo de sobrecarga em uma região diferente à do problema, o que o impediu de atuar 100%.