Topo

Thiago Braz fica entre os 10 indicados ao prêmio de melhor do ano da IAAF

18/10/2016 11h26

Redação Central, 18 out (EFE).- Campeão olímpico do salto com vara no Rio de Janeiro, foi um dos dez indicados nesta terça-feira ao prêmio de atleta do ano, que será entregue no dia 2 de dezembro, em Mônaco, pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A concorrência do brasileiro, no entanto, é repleta de "pesos pesados" do esporte, como o jamaicano Usain Bolt, que arrebatou o ouro nos 100 e 200 metros rasos, além do revezamento 4x100 metros rasos na capital fluminense.

Todos os dez postulantes a honraria, aliás, foram campeões olímpicos neste ano. São eles: o britânico Mo Farah (5 mil e 10 mil metros), os americanos Ashton Eaton (decatlo) e Christian Taylor (salto triplo), os quenianos Eliud Kipchoge (maratona), David Rudisha (800 metros) e Conselsus Kipruto (3 mil metros com obstáculos), o jamaicano Omar McLeod (110 metros com barreiras) e o sul-africano Wayde van Niekerk (400 metros rasos).

No feminino, o destaque é a sul-africana Caster Semenya, vencedora da prova dos 800 metros rasos nos Jogos Olímpicos, que chegou a ficar suspensa para passar por testes de gênero. Outra concorrente de peso são a jamaicana Elaine Thompson, que arrebatou os ouros dos 100 e 200 metros rasos.

Entre medalhistas de ouro no Rio que disputam o prêmio estão a espanhola Ruth Beitia (salto em altura), a etíope Almaz Ayana (10 mil metros), a queniana Vivian Cheruiyot (5 mil metros), a colombiana Caterine Ibargüen (salto triplo), a bareinita Ruth Jebet (3 mil metros com obstáculos), a croata Sandra Perkovic (lançamento de disco) e a polonesa Anita Wlodarczyk (arremesso do martelo).

Entre os 20 indicados no feminino e masculino, apenas a americana Kendra Harrison não esteve nos Jogos, mas figura na lista por ter quebrado o recorde mundial dos 100 metros com barreiras em 2016.

A IAAF abriu votação, entre membros e público, para definir os três finalistas entre homens e três entre mulheres. O anúncio dos concorrentes que subirão ao palco na cerimônia de gala que acontecerá em Mônaco, será feito em 1º de novembro.