Topo

Ídolo da Roma, Totti completa 40 anos e é celebrado por estrelas do esporte

27/09/2016 09h43

Roma, 27 set (EFE).- Histórico capitão da Roma, Francesco Totti celebra nesta terça-feira 40 anos de idade, um dia importante para um jogador que dedicou toda sua carreira ao clube "giallorossi" e que ainda continua sendo decisivo para o time de sua vida.

Maior ídolo da torcida do time da capital, Totti segue ampliando o tamanho de sua própria lenda e chegou no último domingo os 250 gols no Campeonato Italiano, graças a um pênalti marcado contra o Torino, apesar da derrota da Roma por 3 a 1 na partida.

O aniversário do jogador, um dos poucos a ainda resistirem aos valores milionários das transferências no futebol europeu, foi celebrado por outras estrelas do esporte.

O craque argentino Lionel Messi, o tenista espanhol Rafael Nadal e o jamaicano Usain Bolt publicaram mensagens nas redes sociais para dar parabéns ao "Il Capitano", apelido que ganhou da torcida.

"Olá, Francesco. Antes de qualquer coisa, feliz aniversário, que você tenha um lindo dia. Sempre te admirei e mais ainda depois do dia que te conheci. Quero te desejar o melhor e espero vê-lo jogar alguns anos mais", escreveu Messi na página de Totti no Facebook.

"Feliz aniversário de uma lenda para outra. Foi uma honra conhecê-lo. Siga assim", disse Bolt.

Os 40 anos de Totti ocupam as manchetes de todos os jornais esportivos da Itália. Mas não só por isso o atacante está no noticiário. Recentemente, sua mulher, Ilary Blasi, criticou o técnico da Roma, Luciano Spalletti, pelo tratamento dado ao marido nos últimos meses.

Blasi definiu Spaletti como um "homem pequeno" e o acusou de ter "faltado respeito" com Totti na última temporada em entrevista divulgada ontem pelo jornal "Gazzetta dello Sport".

As afirmações da mulher de Totti, que trabalha em uma emissora de TV na Itália, se referem ao ocorrido no mês de maio, quando o Spalletti tirou o jogador da equipe depois de uma queixa pública do capitão pelo tratamento dado a ele pelo técnico.

Totti, porém, publicou no fim da noite de ontem um comunicado no qual confirmou as dificuldades vividas em maio, mas destacou que neste momento há "sintonia total" com Spalletti.

Há opiniões divergentes sobre qual é o tratamento correto para a reta final da carreira de um jogador que se tornou um símbolo. Com a chegada de Spalletti em janeiro de 2016, Totti tinha ficado com um papel secundário. Houve até momentos em que alguns cogitaram que o atacante penduraria as chuteiras no fim da temporada.

No entanto, as demonstrações de apoio da torcida romanista e os gols marcados pelo jogador, alguns deles decisivos para as últimas partidas da temporada, levaram o presidente da Roma, o americano James Pallotta, a renovar o contrato de Totti por mais um ano.

Nos planos de Pallotta, Totti deveria seguir os passos do ala-armador Kobe Bryant, lenda do basquete dos Estados Unidos, que anunciou sua aposentadoria no início da última temporada e teve uma longa e emotiva despedida por todo país. Isso, claro, gerou grandes receitas para o Los Angeles Lakers, time do jogador.

Tudo indica que está será a 25ª e última temporada de Totti como jogador da Roma antes de começar a exercer o papel de embaixador do clube no mundo.

São vários os momentos que valem ser lembrados na trajetória do "Il Capitano". Os primeiros passos na Roma começaram aos 12 anos, nas categorias de base. Era o início do caminho de lenda.

A estreia, aos 16 anos, em 1993, a conquista do Scudetto (o título do Italiano) de 2001, o "não" para o Real Madrid em 2004, a Copa do Mundo de 2006, a Chuteira de Ouro do ano seguinte são só alguns momentos marcantes dos feitos de Totti dentro dos gramados.

A singularidade da história de Totti superou as fronteiras da Itália e, por isso, o atacante conta com a admiração de muitos torcedores e até mesmo jogadores do futebol mundial.

Agora com 40 anos, 'Il Capitano' já não oferece o protagonismo do passado, mas sua contribuição segue importante. Nas quatro partidas disputadas até agora no Italiano, Totti marcou dois gols e deu duas assistências para os companheiros.

Totti fará na noite de hoje uma festa com o elenco, o técnico e alguns de seus amigos, com outros oito meses pela frente para escrever as últimas páginas de sua carreira única.