Topo

Ministro do Esporte é reeleito presidente da União de Futebol da Rússia

24/09/2016 14h21

Moscou, 24 set (EFE).- O ministro de Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, foi reeleito neste sábado presidente da União de Futebol do país (UFR) vencendo na disputa o ex-técnico Valeri Gazzaev.

Apesar de estar no olho do furacão por causa dos escândalos de doping no esporte do país, Mutko conseguiu se manter no cargo que acumulava de forma provisória desde setembro de 2015.

O ministro, que comandará a entidade máxima do futebol russo nos próximos quatro anos, agradeceu o apoio dos delegados e destacou a importância de "consolidar os esforços" para acertar a situação da modalidade no país.

Inicialmente, além de Mutko e Gazzaev, havia outros dois candidatos na disputa, mas ambos retiraram suas candidaturas em favor do ministro de Esportes pouco antes da votação. Segundo a UFR, Mutko obteve 226 votos (65,2%) contra 142 (34,8%) do adversário.

O futebol russo está em plena crise depois de a seleção do país ter sido eliminada na primeira fase da Eurocopa, conquistado apenas um ponto em três partidas. Além disso, os torcedores russos protagonizaram vários incidentes violentos na França.

A eleição do presidente da UFR também foi livre de incidentes: policiais antidistúrbios foram ao hotel onde o pleito era realizado para prender o presidente da União de Torcedores da Rússia, Aleksandr Shpriguin.

O líder dos torcedores russos foi expulso da França durante a Eurocopa, acusado de ser um dos responsáveis pelas ações violentas protagonizadas no país ao longo da disputa do torneio.