Topo

Federação Espanhola de Triatlo quer punição a irmãos Brownlee por "ajuda"

20/09/2016 16h50

Madri, 20 set (EFE).- A Federação Espanhola de Triatlo anunciou nesta terça-feira que irá pedir a desclassificação dos irmãos britânicos Jonathan e Alistair Brownlee da etapa final do Circuito Mundial da modalidade, realizada em Cozumel, no México, em que protagonizaram um momento comovente.

Nos metros finais da prova, Jonathan, que ocupava o primeiro lugar e ia conquistando o título da temporada, começou a passar mal. Alistair, que vinha logo atrás, e assumiria a ponta da etapa, ao invés de ultrapassar o irmão, parou e o carregou nos ombros até a linha de chegada.

Ambos acabaram sendo deixados para trás pelo sul-africano Henri Schoeman. Jonathan ficou na segunda colocação, seguido por Alistair. O espanhol Mario Mola, quinto colocado em Cozumel, acabou ficando com o título do Circuito Mundial, graças ao desfecho dramático da competição.

Em comunicado, a Federação Espanhola cobra a "correta aplicação e interpretação" do regulamento da disputa, e, dessa forma, irá cobrar, junto ao Tribunal Arbitral da Federação Internacional de Triatlo, a desqualificação dos dois atletas da última etapa.

Caso os irmãos Brownlee sejam desclassificados, Jonathan perderia o vice-campeonato da temporada, que ficaria com o espanhol Fernando Alarza, que fechou a temporada na terceira colocação geral.

"Se tratou de um asituação em que aconteceu uma evidente ajuda de um participante a outro", diz o texto da federação.