Topo

Croácia e Argentina disputarão o título da Copa Davis

18/09/2016 15h56

Redação Central, 18 set (EFE).- As equipes de Croácia e Argentina disputarão a final da Copa Davis, após saírem vitoriosas dos confrontos contra França, em Zadar, e Grã-Bretanha, em Glasgow, respectivamente.

A decisão do torneio será disputada entre os dias 25 e 27 de novembro em território croata, em sede que deve ser definida nos próximos dias.

Este será o quarto confronto entre croatas e argentinos pela Copa Davis, com vitória dos sul-americanos nos três encontros anteriores: dois em Buenos Aires e um em Zagreb, todos pelas quartas de final. O mais recente foi em 2012, quando a equipe da casa venceu por 4 a 1.

A final inédita reúne uma equipe europeia sustentada em Marin Cilic, principal nome do triunfo sobre a França, e Juan Martín del Potro, que lidera os argentinos com uma recuperação incrível após longo período fora das quadras.

A vitória de 'Delpo' sobre Andy Murray na sexta-feira se tornou épica, após mais de cinco horas de jogo, e foi fundamental para a série, que terminou em 3 a 2 após Leonardo Mayer derrotar Kyle Edmund por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3, 6-2 e 6-4.

A Croácia chega à final pela segunda vez. Desde que participa como equipe independente, à margem da Iugoslávia, em 1992, se proclamou campeã em 2005, em Bratislava, contra a Eslováquia. Agora jogará como mandante contra um adversário que nunca conseguiu derrotar.

A classificação croata para a decisão veio com Cilic, que venceu Richard Gasquet em três sets, com parciais de 6-3, 6-2 e 7-5, e fechou o placar de 3 a 1 no confronto com os franceses.