Topo

Carlos Nuzman: "Com o encerramento dos Jogos acaba um ciclo mágico"

18/09/2016 22h02

Rio de Janeiro, 18 set (EFE).- Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador de Rio 2016, afirmou que a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi "espetacular" e declarou que, com seu encerramento, "acaba um ciclo mágico" que há alguns anos parecia "impensável".

"Missão cumprida. A organização fez uns Jogos Olímpicos e Paralímpicos espetaculares. Há vinte anos começou a realização deste momento, que parecia impossível, e agora estamos aqui em um momento histórico fechando um ciclo mágico", disse Nuzman, durante seu discurso no encerramento dos Jogos Paralímpicos.

"O povo brasileiro mostrou responsabilidade, coragem, garra e muita determinação. Os brasileiros nunca desistem. Mostramos também nossa criatividade e talento e contagiamos todos com nossa paixão", confessou.

"Recebemos do mundo calor humano, respeito, alegria e solidariedade. Nos entregamos de corpo e alma e, antes de tudo, renovamos nosso orgulho de sermos brasileiros", disse Nuzman, que agradeceu aos milhares de voluntários por sua "competência, dedicação e entusiasmo".

O presidente do Rio 2016 também teve uma mensagem para os desportistas Paralímpicos, dos quais disse que "conquistaram a admiração e o respeito de toda a humanidade".

"Vocês inspiram a sociedade. São super-heróis. Estes Jogos aproximarão o mundo e vencerão preconceitos", declarou Nuzman, que disse que o povo brasileiro termina sendo "melhores cidadãos como povo".

"Podemos dizer com orgulho que organizamos uns Jogos que ficarão para sempre na história do esporte mundial e construiremos nosso futuro inspirados em nossos atletas", concluiu.