Topo

Ciclista iraniano morre após queda em prova dos Jogos Paralímpicos

17/09/2016 19h16

(atualiza com mais informações e reações de organismos)

Rio de Janeiro, 17 set (EFE).- O ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad morreu neste sábado como consequência de um acidente durante a prova de ciclismo de estrada da categoria C4-C5 dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Golbarnezhad sofreu uma queda e bateu forte com a cabeça quando a prova passava pelo Pontal, na Zona Oeste do Rio. O paratleta, de 48 anos, foi levado imediatamente a um hospital, no qual não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

Na quarta-feira passada, Golbarnezhad participou da prova contrarrelógio da mesma categoria e terminou na 14ª posição. O iraniano disputava no Brasil sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, após ir a Londres em 2012.

Em comunicado, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) confirmou com "profunda tristeza e pesar" a morte do paratleta e detalhou que depois da queda o iraniano "recebeu tratamento no local e, quando estava em processo de ser levado ao hospital, sofreu uma parada cardíaca".

O presidente do IPC, Philip Craven, afirmou no comunicado que "realmente estas notícias partem o coração e os pensamentos" e ofereceu "as condolências de todo o movimento paralímpico à família" do ciclista.

"A família Paralímpica está unida na dor por esta tragédia terrível que põe uma sombra sobre o que foram grandes Jogos Paralímpicos, os daqui, no Rio", acrescentou Craven.

Para o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Nuzman, "esta é uma notícia muito triste para o esporte e para o movimento paralímpico.

"Nossos corações e orações estão com a família de Bahman, seus companheiros de equipe e todo o povo do Irã", declarou Nuzman.

Brian Cookson, presidente da União Ciclística Internacional (UCI), disse estar "devastado ao saber sobre a morte do ciclista Bahman Golbarnezhad".

"Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e as autoridades esportivas do Irã, aos quais oferecemos nossas mais sinceras condolências", afirmou.

As autoridades esportivas internacionais e os organismos brasileiros iniciaram uma investigação para determinar as causas do acidente, informou o comunicado.