Topo

Técnico histórico da NFL, Buddy Ryan morre aos 82 anos

28/06/2016 20h59

Redação Central, 28 jun (EFE).- O lendário técnico da NFL Buddy Buddy Ryan, lembrado por montar algumas das melhores defesas da história da liga de futebol americano, morreu nesta terça-feira, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Destacado pela grande capacidade e acerto ao montar sistemas defensivos muito difíceis de serem superados e que lhe renderam dos títulos do Super Bowl, Ryan morreu em sua residência, num rancho em Shelbyville, no estado americano do Kentuchy.

A informação foi divulgada pelo agente do ex-treinador, que não deu maiores detalhes, e depois confirmada pelo Buffalo Bills, franquia que tem Rex Ryan como treinador principal e Rob Ryan como assistente. Ambos são filhos de Buddy.

"Buddy foi uma lenda em nossa liga em muitos sentidos", destacaram os Bills em comunicado oficial. "Suas defesas eram inovadoras, e ele era um mestre pela forma como aproveitava o talento e a garra de seus jogadores. Mudou o jogo, e muitas de suas filosofias e suas táticas defensivas são usadas pelas equipes de hoje", completaram.

Buddy Ryan foi treinador de linha defensiva do New York Kets em 1968 e coordenou a revolucionária defesa 46 do Chicago Bears de 1985, uma dos mais fortes da história. Também liderou a comissão técnica do Philadelphia Eagles entre 1986 e 1990 e a do Arizona Cardinals em 1994 e 1995. Sua marca como profissional foi de 55-55-1.