Topo

Suíça e Polônia abrem disputa das oitavas de final da Eurocopa

24/06/2016 13h12

Saint-Étienne, 24 jun (EFE).- As seleções de Suíça e Polônia, que conseguiram avançar na fase de grupos da Eurocopa pela primeira vez na história, abrirão neste sábado, às 10h (horário de Brasília), no estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, as oitavas de final da competição continental.

Apesar de terem chegado à terceira rodada dos grupos A e C, em que brigaram com França e Alemanha, respectivamente, os primeiros candidatos a entrar no 'top-8' que entrarão em campo chegam para o duelo com a mesma preocupação: o desempenho do setor ofensivo, já que ambas balançaram as redes apenas duas vezes.

Os suíços estrearam com vitória sobre a Albânia por 1 a 0, e depois empataram duas vezes, com a Romênia em 1 a 1 e com os anfitriões do torneio em 0 a 0. Após as três partidas, os dois centroavantes do elenco, Haris Seferovic e Breel Embolo não conseguiram marcar ou, sequer, convencer.

A Polônia, por sua vez, bateu a Irlanda do Norte na estreia por 1 a 0, com Arkadiusz Milik balançando as redes, empatou com a Alemanha sem gols, e superou a Ucrânia, também pelo placar mínimo, graças a gol de Jakub Blaszczykowski. O astro do elenco, Robert Lewandowski, no entanto, ainda não conseguiu marcar no torneio.

Para o duelo deste sábado, o elenco comandado pelo suíço, de origem sérvia, Vladimir Petkovic, está completo, sem qualquer atleta suspenso ou lesionado. A única dúvida é quanto ao comandante de ataque, entre Seferovic e Embolo.

Os dois nomes mais destacados do grupo de jogadores suíços na Euro, os meias Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, que ainda não se destacaram como o esperado na Eurocopa, têm presenças praticamente certa do 11 inicial do jogo em Saint-Étienne.

Na Polônia, o técnico Adam Nawalka deverá seguir sem o goleiro Wojciech Szczesny, que está lesionado. Com isso, o reserva Lukas Fabianski, que entrou e não comprometeu, deverá ser o titular mais uma vez.

O jovem meia Bartosz Kapustka, uma das surpresas da seleção do Leste Europeu na primeira fase, já que foi titular em dois jogos, está vetado, por suspensão. Kamil Grosicki é o favorito para começar o confronto, ajudando a municiar Milik e Lewandowski.

Quem avançar da primeira partida das oitavas de final, encarará na etapa seguinte da Eurocopa o vencedor do confronto entre Croácia e Portugal, que duelarão, também neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no estádio Bollaert-Delelis, em Lens.



Prováveis escalações:.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Djourou, Schar e Rodriguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Mehmedi; Embolo (ou Seferovic). Técnico: Vladimir Petkovic.

Polônia: Fabianski; Piszczek; Glik, Pazdan e Jedrzejczyk; Krychowiak, Maczynski; Blaszczykowski e Grosicki; Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Simon Beck e Jake Collin.

Estádio: Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne (França).