Topo

País de Gales e Irlanda do Norte fazem duelo britânico por vaga nas quartas

24/06/2016 17h08

Paris, 23 jun (EFE).- Com torcidas "queridinhas" pela empolgação nas arquibancadas, País de Gales e Irlanda do Norte farão duelo britânico por vaga nas quartas de final da Eurocopa neste sábado, às 13h (horário de Brasília), no estádio Parc des Princes, em Paris.

O jogo acontece um dia depois da divulgação do resultado do referendo realizado no Reino Unido - cujos dois países fazem parte, junto com Inglaterra e Escócia -, em que a população manifestou desejo da saída da União Europeia.

Michael O'Neill, técnico da seleção norte-irlandesa, foi o primeiro a se manifestar, evitando falar sobre o tema, especificamente, mas garantindo que o chamado "brexit" (acrônimo pelo qual é chamada a possível saída do Reino Unido) não influirá no confronto entre vizinhos.

"Nada muda. Não haverá nenhum impacto nas escalações para amanhã. Meus jogadores estão concentrados no jogo e não pensam nisso. No que me diz respeito, cometi um erro e esqueci de votar pelo correio, mas isso não tem nada a ver com a partida de amanhã", garantiu.

O técnico de Gales, Chris Coleman, por sua vez, deu de ombros para a polêmica sobre a permanência do país na União Europeia, garantindo que o importante, no momento, é que a seleção do país segue no torneio continental.

"Ainda estamos na Eurocopa, e isso é a única coisa que conta. Depois da competição, teremos temos para falar sobre isso. Não sabemos aqui, quem votou no quê", afirmou o comandante da equipe estreante na competição.

Na história, as duas seleções já se encontraram 95 vezes - de acordo com a Fifa -, com boa folga para os galeses, que vencera 44 partidas. A Irlanda do Norte levou a melhor em 27 confrontos, e ainda aconteceram 24 empates até hoje. Nas contas da Uefa, são 112 partidas, com Gales tendo levado a melhor 54 vezes, perdido 31 e empatado 27.

Além disso, Gareth Bale e companhia tiveram uma melhor campanha na fase de grupos, com duas vitórias, sobre Eslováquia e Rússia, e um empate, com a Inglaterra. Com sete pontos, a seleção de Gales conseguiu a inesperada primeira colocação do grupo B.

Os norte-irlandeses sofreram duas derrotas, para Polônia e Alemanha, mas conseguiram um lugar nas oitavas como um dos quatro melhores terceiros colocados ao bater a Ucrânia por 2 a 0, na segunda rodada.

Se no retrospecto de confrontos e nesta edição da Euro, os galeses despontam como favoritos absolutos, o equilíbrio reside na empolgação das torcidas, que estão entre as mais barulhentas entre as 24 que estão na França.

Os norte-irlandeses ganharam status de sensação por causa da música dedicada a um atacante reserva. Nas arquibancadas, algumas vezes por partida é possível ouvir a paródia de "Freed from desire", da cantora italiana Gala. Em tradução livre, a versão diz que "Will Grigg está com tudo, a sua defesa está aterrorizada".

O jogador do Wigan, da segunda divisão inglesa, mais uma vez deverá começar a partida no banco de reservas. A única dúvida de O'Neill para a partida é no setor ofensivo, entre o meia Jamie Ward e o atacante Conor Washington.

País de Gales, por sua vez, deverá manter a base da equipe titular da primeira vez, com Joe Allen, Joe Ledley, Aaron Ramsey e Bale, pilares da equipe comandada por Coleman. No ataque, Hal Robson-Kanu é dúvida e pode ser substituído por Sam Vokes.

O vencedor do duelo britânico, terá pela frente nas quartas de final quem avançar da partida entre Hungria e Bélgica, que acontecerá neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Municipal, em Toulouse.



Prováveis escalações:.

País de Gales: Hennessy; Gunter, Chester, Williams, Davies e Taylor; Allen, Ledley e Ramsey; Bale e Robson-Kanu (ou Vokes). Técnico: Chris Coleman.

Irlanda do Norte: McGovern; Hughes, Cathcart, McAuley, Jonny Evans; Ward (ou Washington), Norwood, Baird, Davis e Dallas; Lafferty. Técnico: Michael O'Neill.

Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey e Stephen Child.

Estádio: Parc des Princes, em Paris (França).