Topo

Ala australiano é selecionado como 1º do draft da NBA pelo Philadelphia 76ers

23/06/2016 23h22

(Atualiza com os 15 primeiros selecionados).

Nova York, 23 jun (EFE).- O ala australiano Ben Simmons, de 19 anos, foi escolhido na primeira posição do draft da NBA de 2016, o recrutamento universitário da liga americana de basquete, pelo Philadelphia 76ers, em evento realizado nesta quinta-feira no Barclays Center, ginásio do Brooklyn Nets.

Simmons é o segundo jogador do país a ser escolhido como número um do draft, após o pivô Andrew Bogut, hoje no Golden State Warriors, ter sido selecionado na primeira posição em 2005 pelo Milwaukee Bucks. Além dos dois, o armador Kyrie Irving, campeão com o Cleveland Cavaliers no último domingo, primeiro do draft em 2012, também nasceu na Austrália, mas é considerado americano por ter dupla cidadania e jogar pela seleção dos Estados Unidos.

Formado na Universidade Estadual da Louisiana (LSU), Simmons se torna assim o quarto jogador estrangeiro consecutivo a ser o primeiro escolhido no recrutamento.

O novo jogador do 76ers atuou apenas um ano pelo LSU Tigers na liga universitária de basquete dos Estados Unidos e obteve médias de 19,2 pontos, 11,8 rebotes e 4,8 assistências.

"Estou muito feliz de ter chegado aos Sixers, que têm um grande treinador, um excelente sistema e uma grande quantidade de talento jovem", disse Simmons logo após saber de sua escolha.

Pelo fato de estar concentrado no processo de entrada na NBA, Simmons anunciou que não disputará os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, com a seleção da Austrália.

O ala Brandon Ingram, em seu primeiro ano com o Duke Blue Devils, o time da Universidade de Duke, foi selecionado na segunda posição do draft pelo Los Angeles Lakers.

Ingram, de 18 anos, disputou 36 partidas na liga universitária, com médias de 17,3 pontos, 6,8 rebotes e 2 assistências.

O novo jogador chega como reforço na reconstrução dos Lakers, que não terá na próxima temporada o ala-armador Kobe Bryant, aposentado, e que anunciou o técnico Luke Walton nesta semana.

"É uma honra chegar em uma franquia como o Lakers e estou convencido que posso fazer um bom trabalho sob o comando de Walton", disse o novo atleta da franquia de Los Angeles.

Jaylen Brown, ala da Universidade da Califórnia, foi selecionado na terceira posição do draft pelo Boston Celtics. Completam o top-5 o ala-pivô croata Dragan Bender, que veio do Maccabi Tel Aviv, escolhido pelo Phoenix Suns, e o armador Kris Dunn, da Universidade de Providence, pelo Minnesota Timberwolves.

O sexto foi o ala-armador Buddy Hield, da Universidade de Oklahoma, que defenderá o New Orleans Pelicans. Na sequência, o Denver Nuggets escolheu Jamal Murray, armador da Universidade de Kentucky. O oitavo nome, selecionado pelo Sacramento Kings, foi o ala-pivô Marquese Chriss, da Universidade de Washington.

Jakob Poetl, pivô da Universidade de Utah, foi draftado pelo Toronto Raptors. O décimo escolhido do dia foi Thon Maker, ala-pivô sul-sudanês naturalizado australiano que jogará pelo Milwaukee Bucks.

O 11º foi o ala-pivô lituano, mas nascido nos EUA, Domantas Sabonis, da Gonzaga University, em Washington, selecionado pelo Orlando Magic. Em seguida, o Utah Jazz ficou com o ala Taurean Prince, da Universidade de Baylor, no Texas.

O pivô grego Georgios Papagiannis, do Panathinaikos, foi a 13ª escolha, feita pelo Phoenix Suns. Denzel Valentine, ala-armador da Universidade Estadual de Michigan, foi selecionado pelo Chicago Bulls. O 15º draftado foi o espanhol Juan Hernangómez, do Movistar Estudiantes, o segundo a ser escolhido pelo Denver Nuggets.

Três brasileiros se inscreveram no draft e tentam ser escolhidos por algum dos times da liga: Deryk Ramos, Danilo Fuzaro e Leonardo Demétrio.