Topo

Federação de golfe lamenta desistência de McIlroy dos Jogos Olímpicos do Rio

22/06/2016 10h19

Redação Central, 22 jun (EFE).- A Federação Internacional de Golfe (IGF, sigla em inglês) se disse decepcionada nesta quarta-feira após saber da decisão do norte-irlandês Rory McIlroy de desistir dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e lamentou que o vírus da zika fosse o responsável por afastar o terceiro melhor jogador do mundo do evento.

Em comunicado, a IGF afirmou que está "decepcionada com a decisão de Rory", mas reconheceu o direito dos jogadores de desistirem do evento devido à ameaça do vírus da zika.

"É lamentável que o vírus da zika tenha motivado a decisão de Rory de desistir dos Jogos Olímpicos, sabendo a vontade que ele tinha de participar", indicou a Federação.

A IGF, no entanto, lembrou que "os Jogos Olímpicos são o maior evento de celebração esportiva" e manifestou sua emoção pelo retorno do golfe ao programa olímpico após 112 anos de ausência.

"Será, sem dúvida, um momento especial para o nosso esporte e estamos convencidos que os 60 homens e as 60 mulheres que representarão seus respectivos países no Rio de Janeiro viverão uma experiência da qual se lembrarão para sempre", acrescentou a organização.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico da Irlanda (OCI, sigla em inglês), McIlroy, o primeiro grande atleta a desistir oficialmente dos Jogos Olímpicos por causa do vírus, afirmou que "após conversas" com pessoas de seu entorno, se deu conta de que sua saúde e a de sua família "estão à frente de todo o resto".

"Embora o risco de infecção por zika seja considerado baixo, é ainda um risco, que eu não quero assumir", disse o golfista de 27 anos.

"Acredito que o povo da Irlanda entenda minha decisão. O apoio incondicional que recebo todas as vezes em que participo de um torneio, em casa e no exterior, significa muito para mim. Continuarei me esforçando para fazer com que meus admiradores e os amantes do golfe em geral sintam orgulho de mim, tanto dentro como fora de campo", acrescentou McIlroy na carta.