Topo

Irlanda busca vitória contra invicta Itália para avançar às oitavas da Euro

21/06/2016 11h39

Lille, 21 jun (EFE).- A Irlanda buscará contra a já classificada Itália, invicta e uma das seleções mais sólidas da Eurocopa, uma vitória para garantir vaga nas oitavas de final do torneio continental, um duelo decisivo que será disputado nesta quarta-feira, no estádio Pierre-Mauroy, em Lille.

O desafio, porém, será complicado para os irlandeses, que somaram apenas um ponto dos seis disputados até agora e ocupam a lanterna do Grupo E, empatados com a Suécia, que, no entanto está na frente por ter melhor saldo de gols.

Por isso, só um triunfo interessa aos comandados de Martin O'Neill, que ainda terão que torcer para um empate ou uma derrota da Suécia contra a Bélgica, em jogo que será disputado no mesmo horário, no estádio Allianz Riviera, em Nice.

A Irlanda nunca passou da fase de grupos em uma Eurocopa. Os melhores resultados da história da seleção são as quartas de final da Copa do Mundo de 1990, na própria Itália, e as oitavas de final do Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

O último duelo entre as duas equipes em jogos oficiais terminou com vitória da 'Azzura', por 2 a 0, na fase de grupos da Eurocopa de 2012. Mas os irlandeses sonham em repetir a vitória no próprio Mundial de 1994, quando bateram por 1 a 0 a Itália, que seria derrotada posteriormente na final do torneio pelo Brasil, nos pênaltis.

Depois do empate com a Suécia, em 1 a 1, e da dura derrota para a Bélgica, por 3 a 0, O'Neill só terá uma baixa para o duelo contra a Itália. Jon Walters, que está com problemas no tendão de Aquiles, está fora do jogo de vida ou morte da Irlanda no torneio.

Por causa do problema, o jogador não tinha enfrentado a Bélgica, sendo substituído pelo meia James McClean. Porém, como a Irlanda precisa do triunfo contra a 'Azzura', O'Neill deve voltar ao 4-4-2 e escalar no lugar de Walters o atacante Daryl Murphy.

A missão da Irlanda será superar a zaga italiana, uma das mais sólidas da Eurocopa até então, formada por Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini. Muitos esperavam uma 'Azzurra' muito competitiva, mas talvez não tão forte já no início do torneio.

Graças aos triunfos, a Itália já tem a classificação e a liderança do Grupo E garantidos, o técnico Antonio Conte poderá dar descanso a muito de seus jogadores e oportunidade para aqueles que estão no banco de brigarem por vaga na equipe principal.

Por isso, o treinador italiano fará grandes mudanças, abandonando inclusive seu tradicional 3-5-2. Apenas duas substituições são por problemas. O veterano goleiro Gianluigi Buffon, titular absoluto, não treinou nos últimos dias devido a uma febre e será substituído por Salvatore Sirigu. Já Antonio Candreva, com problemas musculares, será poupado, com Federico Bernardeschi entrando no time.

Conte deve montar um 4-3-3 para o duelo contra os irlandeses. Matteo Darmian, titular no jogo contra Bélgica, volta à equipe, mas pela lateral direita. Do trio de zagueiros, só Barzagli atuará, ao lado de Angelo Ogbonna, com Mattia De Sciglio pela esquerda.

O meio-campo também será totalmente modificado. Saem Daniele De Rossi, Marco Parolo e Emanuele Giaccherini; entram Bernadeschi, o brasileiro naturalizado Thiago Motta e Stefano Sturaro. Já o ataque será formado por Stephan El Shaarawy, Simone Zaza e Ciro Immobile. O também brasileiro Éder e Graziano Pellé ganham descanso.

"Não existem reservas em minhas equipes", disse Conte, justificando as muitas mudanças contra a Irlanda.



Prováveis escalações:

Itália: Sirigu; Darmian, Barzagli, Ogbonna e De Sciglio; Bernadeschi, Motta e Sturaro; El Shaarawy, Zaza e Immobile. Técnico: Antonio Conte.

Irlanda: Randolph; Coleman, O'Shea, Clark e Brady; McCarthy, Hendrick, Whelan e Hoolahan; Murphy e Long. Técnico: Martin O'Neill.

Árbitro: Ovidiu Hateçan (Romênia), auxiliado pelos compatriotas Octavian Sovre e Sebastian Gheorghe.

Estádio: Pierre-Mauroy, em Lille (França).