Topo

Comitê Olímpico Britânico mostra apoio incondicional à decisão do COI

21/06/2016 15h42

Londres, 21 jun (EFE).- O Comitê Olímpico Britânico (BOA) mostrou nesta terça-feira seu "apoio incondicional" à decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de submeter os atletas de Rússia e Quênia a uma avaliação individual para considerá-los elegíveis para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O presidente do COI, Thomas Bach, explicou em uma reunião realizada em Lausanne (Suíça), que os atletas deverão passar por uma análise das federações internacionais para poder competir no Rio.

"O BOA apoia qualquer medida que garanta que os atletas que estejam limpos vão competir em igualdade de condições como todos os demais", disse a entidade em comunicado, assinado por seu diretor-executivo, Bill Sweeney.

"É importante que entre agora e o início das competições no Rio todo o esporte mostre seu apoio incondicional às autoridades antidoping e que respalde uma maior conscientização sobre um esporte limpo no mundo todo", acrescentou o BOA na nota.

Na última sexta-feira, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) decidiu manter a punição contra a Federação de Atletismo Russa (RAF) pelos vários escândalos de doping descobertos recentemente, excluindo assim os atletas do país dos Jogos Olímpicos de 2016, que começam em agosto.

No entanto, o anúncio feito hoje por Bach abre a possibilidade dos atletas do atletismo russo competirem caso a IAAF os autorize individualmente após a avaliação.