Topo

Espanha e Croácia fazem duelo direto por liderança e para fugir da Itália

20/06/2016 14h39

Bordeaux, 20 jun (EFE).- Espanha e Croácia fazem duelo nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), no estádio Matmut Atlantique, em Bordeaux, em que está em jogo a primeira colocação do grupo D da Eurocopa, e também fuga da Itália nas oitavas de final.

A vantagem é dos atuais bicampeões continentais, que vem de duas vitórias e precisam apenas de um empate para assegurar a liderança da chave. A seleção do Leste Europeu só conseguirá roubar o posto do rival se conseguir levar a melhor no confronto direto, já que tem quatro pontos.

Apesar de só precisar de um ponto, o clima na Espanha é de foco total. O técnico Vicente del Bosque garantiu que espera uma verdadeira decisão em Bordeux, possivelmente, por causa do chaveamento do decorrer da competição.

"Tenho certeza que eles e nós iremos tentar ganhar o jogo. Qualquer atleta, quando está em uma competição, busca a vitória", garantiu o comandante da 'Roja'.

Na próxima fase, enquanto o primeiro colocado da chave encarará um dos melhores terceiros - proveniente dos grupos A, E ou F -, o vice-líder terá pela frente a Itália, que já desbancou os rivais e garantiu a ponta do E, ficando a frente de Bélgica, Suécia e Irlanda.

A Croácia, no entanto, apesar de poder tomar a ponta da Espanha, ainda joga ameaçada pela possibilidade de cair para o terceiro lugar. Isso acontecerá em caso de derrota, aliada a vitória da República Tcheca sobre a Turquia, em partida que acontecerá nesta terça-feira no estádio Bollaert-Delelis, em Lens.

A classificação garantida deverá fazer com que os atuais bicampeões europeus apresentem algumas mudanças no 11 inicial. A mais badalada novidade deverá ser a entrada do veterano Iker Casillas no lugar de David de Gea.

Na defesa, Sergio Ramos tem grandes chances de ser poupado, já que está pendurado com um cartão amarelo. Marc Bartra e Mikel San José tem chances de atuar, dessa forma. Cesc Fàbregas também deverá ser preservado, para dar lugar a Koke.

No ataque deverá acontecer a mudança mais polêmica, com a entrada de Pedro no lugar de Nolito. O jogador do Chelsea reclamou publicamente da reserva - já tendo pedido perdão, aliás -, e poderá atuar como titular pela primeira vez nesta Eurocopa.

Na Croácia, o meia Luka Modric é desfalque praticamente certo por causa de uma lesão muscular. O mais provável substituto do camisa 10 é o meia Mateo Kovacic, também jogador do Real Madrid, que jogou cerca de 30 minutos na competição até aqui, justamente entrando na vaga do companheiro, no empate com a República Tcheca em 2 a 2.

Outros dois titulares absolutos são dúvidas, embora em menor grau, por causa de problemas físicos. O zagueiro Vedran Corluka, que lesionou a cabeça, pode dar lugar a Gordon Schildenfeld, e o atacante Mario Mandzukic, que levou pancada no último jogo, seria substituído por Nikola Kalinic.

O duelo atrairá as atenções, não só pelo aspecto esportivo, já que os croatas foram punidos nesta segunda-feira pela Uefa, por causa do lançamento de sinalizadores, artefatos explosivos e cantos racistas durante o jogo com os tchecos, no Geoffrey Guichard, em Lille.

A federação do país foi multada em 100 mil euros (R$ 382,7 mil) e, além disso, haverá restrição de venda de ingressos nas oitavas de final para torcedores qualificados como violentos, em caso de novos incidentes no duelo com a Espanha.



Prováveis escalações:.

Croácia: Subasic; Srna, Corluka (ou Schildenfeld), Vida e Strinic; Badelj, Kovacic, Brozovic, Rakitic e Perisic; Mandzukic (ou Kalinic). Técnico: Ante Cacic.

Espanha: De Gea (ou Casillas); Juanfran, Piqué, Ramos e Alba; Busquets, Koke e Iniesta; Silva, Pedro e Aduriz. Técnico: Vicente del Bosque.

Árbitro: Björn Kuipers (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.

Estádio: Matmut Atlantique, em Bordeaux (França).