Topo

Em cima da hora, Twente evita rebaixamento por irregularidades financeiras

18/06/2016 10h56

Haia, 18 jun (EFE). A Real Federação de Futebol da Holanda (KNVB) anunciou que não vai mais rebaixar o Twente, da primeira divisão do país, por irregularidades financeiras, como havia decidido há um mês.

Em comunicado divulgado em seu site, o comitê de apelação da KNVB argumentou que o Twente "tinha divulgado todos os erros de licença cometidos no passado" e que, desde dezembro de 2015, "passou a borracha e recomeçou".

A KNVB tinha comprovado que, pelo acordo assinado em 2014 entre a direção do Twente e o grupo de marketing esportivo Doyen, com sede em Malta, seriam acrescentadas cláusulas que não foram informadas oficialmente e eram contrárias às leis holandesas.

Por outro lado, o Twente, que em 2010 conquistou o título holandês, terá que pagar uma multa de 181 mil euros.

O diretor interino do clube, Onno Jacobs, foi recebido ontem por jornalistas locais com aplausos na entrevista coletiva posterior à decisão da KNVB. "Recebemos uma mensagem de nosso advogado com estas palavras: "Ganhamos". Hoje vi lágrimas de alegria, agora queremos fechar este desagradável capítulo", disse.

O clube também anunciou que o orçamento para o próximo ano não será de 36 milhões, mas de 28 milhões de euros.

A decisão da KNVB tem um efeito direto no De Graafschap, equipe que, apesar de ter perdido os playoffs de acesso e rebaixamento, esperava ocupar a vaga do Twente na primeira divisão.