Topo

Oito russos foram flagrados em reanálise de exames antidoping de Londres 2012

28/05/2016 12h49

Moscou, 28 mai (EFE).- O Comitê Olímpico Russo admitiu neste sábado que oito dos 23 atletas que deram positivo em reanálise de exames antidoping realizados nos Jogos Olímpicos de 2012, são do país, no mesmo dia em que o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, admitiu chances de ausência da potência esportiva no Rio de Janeiro.

Recentemente, o COI selecionou um total de 265 amostras conservadas desde o evento na capital britânica, para fazer novos laudos, com métodos científicos inexistentes há quatro anos, em processo que ainda está em curso e pode apontar mais flagrantes.

"O Comitê Olímpico Internacional nos informou que os resultados das reanálises de amostras A deram positivo para três oito atletas russos, de três modalidades esportivas", diz comunicado divulgado pelo Comitê Olímpico Russo.

Na semana passada, o COI já havia anunciado que 31 desportistas poderiam ser excluídos dos Jogos do Rio, após verificação de 454 amostras dos Jogos de Pequim, em 2008, sendo que 11 são russos, sendo três medalhistas.

Hoje, Vitaly Mutko comentou as declarações do alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, de que todas as federações, organizações e comitês implicados em casos de doping serão duramente punidos, o que poderia levar a Rússia a ser impedida de vir à capital fluminense.

"O pior cenário está se tornando possível", admitiu o ministro russo, em entrevista à emissora local "Match TV".

Mutko garantiu que o momento agora é de união total entre as entidades esportivas, para que as organizações internacionais se convençam de que o país não compactua com qualquer irregularidade no esporte.

"O objetivo é mostrar todos os esforços da Rússia na luta contra o doping", disse o ministro.