Topo

Plaza Colonia visita Peñarol e precisa de uma vitória para ser campeão

27/05/2016 16h21

Montevidéu, 27 abr (EFE).- O modesto Plaza Colonia, que voltou à primeira divisão do Campeonato Uruguaio nesta temporada, pode conquistar neste domingo o Torneio Clausura com uma rodada de antecipação, caso supere, fora de casa, o vice-líder da competição, o tradicional Peñarol.

O time, da cidade de Colônia de Sacramento, está com 28 pontos, em uma impecável campanha de oito vitórias, quatro empates e só uma derrota. A vantagem para a equipe 'carbonera' de Montevidéu é de dois pontos e aumentaria para cinco, em caso de resultado positivo, faltando apenas um compromisso para ambos na competição.

O Plaza, que tem como maior conquista o título da segunda divisão em 2001 - foi vice na última temporada -, ainda garantirá vaga inédita da Taça Libertadores do ano que vem, faltando definir apenas a fase de entrada no torneio.

Para o jogo decisivo, o jovem time comandado por Eduardo Espinel, que tem média de idade inferior a 23 anos, tem como principal dúvida a presença do defensor Carlos Rodríguez e do atacante Facundo Waller, ambos com problemas físicos, que só deverão ter presença confirmada ou descartada instantes antes do duelo.

O Peñarol, por sua vez, busca vencer e ultrapassar o Plaza Colonia nesta rodada, para confirmar o título na próxima semana em visita ao Juventud de las Piedras. Caso isso aconteça, a equipe do técnico Jorge da Silva, de quebra, ficará com o título nacional, pois já venceu o Torneio Apertura no segundo semestre de 2015.

O lateral-direito Matías Aguirregaray ainda é dúvida para o jogo pela 14ª rodada do Clausura, já que treinou em separado do elenco durante toda a semana, por causa de uma lesão. Diego Forlán, por sua vez, pode voltar ao time, para atuar no ataque ao lado do jovem Diego Rossi.

O Nacional, terceiro na tabela com 24 pontos, quatro atrás do Plaza e dois distante do Nacional, visitará neste sábado o Rentistas, ainda de olho na taça do torneio, mas também de olho em melhorar a pontuação na totalidade da temporada, para voltar à Libertadores em 2017.

O Cerro, com 23 pontos no Clausura, corre por fora na luta pelo título e também na briga por um vaga na próxima competição continental. A equipe faz seu penúltimo jogo nesta fase no domingo, em visita ao Sud América.

A rodada ainda pode definir o terceiro e último rebaixado para a segunda divisão. O Liverpool cairá se perder no sábado para o Villa Teresa, justamente um dos dois rebaixados - o outro é o El Tanque Sisley -, e se o Rentistas vencer o Nacional.



Programação da 14ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio:.



Sábado.

Fénix - El Tanque Sisley.

Racing - Juventud de las Piedras.

Danúbio - Montevideo Wanderers.

Rentistas - Nacional.

Liverpool - Villa Teresa.

Domingo.

River Plate - Defensor Sporting.

Sud América - Cerro.

Peñarol - Plaza Colonia.