Topo

Em nova análise do COI, 23 atletas dos Jogos de Londres são pegos por doping

27/05/2016 10h05

Redação Central, 27 mai (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta sexta-feira que 23 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, testaram positivo para doping em uma nova análise feita pelo órgão.

Em nota, o COI informou que os comitês nacionais envolvidos e as respectivas federações internacionais já comunicados dos resultados e reiterou que proibirá a participação desses atletas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O COI selecionou um total de 265 amostras guardadas desde Londres-2012 para serem reanalisadas com novos métodos científicos. O processo ainda está em andamento e há a possibilidade de mais punições serem anunciadas nos próximos dias, segundo o órgão.

Na semana passada, o COI anunciou que 31 atletas poderiam ser excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio após uma nova análise de 454 amostras obtidas durante a disputa dos Jogos de Pequim, em 2008.

"Essas reanálises demonstram, mais uma vez, nossa determinação na luta contra o doping. Queremos manter quem se dopa longe dos Jogos do Rio. Por isso, estamos atuando rapidamente agora. Já designei uma comissão disciplinar que tem poder total para tomar decisões em nome do COI", disse o presidente do órgão, Thomas Bach.

A revisão é fruto de um trabalho conjunto com a Agência Mundial Antidoping e das federações internacionais, que começou em agosto de 2015 e foca nos atletas que têm chances de conquistar um índice olímpico para disputar os Jogos do Rio.

Nesta semana, a emissora russa "Match TV" revelou que 14 atletas russos estão na lista de novos positivos por doping em Pequim, oito deles medalhistas. Um deles é Anna Chicherova, que foi bronze no salto em altura em 2008 e ouro em 2012.