Topo

Manchester United bate Crystal Palace de virada e fatura Copa da Inglaterra

21/05/2016 17h37

Londres, 21 mai (EFE).- Com um belo gol do prata da casa Jesse Lingard no segundo tempo da prorrogação, o Manchester United conquistou neste sábado o título da Copa da Inglaterra ao vencer um aguerrido Crystal Palace, de virada, por 2 a 1.

Os 'Diabos Vermelhos' saíram atrás no placar aos 33 minutos do segundo tempo quando Puncheon, com uma bomba cruzada, fez 1 a 0 para o modesto time do sudeste de Londres.

Apenas três minutos depois, após bela arrancada de Rooney, que atravessou a intermediária em diagonal passando por seis marcadores e cruzou para a área, Fellaini escorou a bola com o peito na entrada da pequena área, e Mata, que estava ao lado, chutou para o fundo da rede - a bola ainda desviou na zaga antes de entrar.

Este foi o 12º título do Manchester na competição, igualando-se ao Arsenal como time que mais vezes levantou o troféu do torneio de futebol mais antigo do mundo - esta foi a 135ª edição em que foi disputado.

Para os 'Diabos Vermelhos', o troféu também serviu como uma espécie de "prêmio de consolação" em uma temporada na qual não conseguiu se classificar para a Liga dos Campeões.

E como o time já havia garantido vaga na Liga Europa por ter ficado em quinto lugar no Campeonato Inglês, quem acabou beneficiado foi o West Ham, sétimo colocado, já que o vencedor da Copa da Inglaterra também tem direito a ir à segunda principal competição interclubes do Velho Continente. O Southampton, que ficou em sexto, irá porque o Manchester City, classificado para a Liga dos Campeões por ter sido vice do Inglês, abriu outra vaga na Liga Europa por ter sido campeão da Copa da Liga Inglesa.

Encorajado pelo sucesso do Leicester City no Campeonato Inglês, o Crustal Palace, que passou grande parte da temporada na metade de baixo da tabela da principal competição nacional, chegou a Wembley com a intenção de vingar a derrota para o United na final da edição de 1990.

Naquela ocasião - que era sua única presença na final da Copa até a de hoje -, com o atual técnico, Alan Pardew, então como jogador do time, o Palace caiu no 'replay' (partida-desempate) diante do United.

O escocês Alex Ferguson, então técnico do Manchester e que vinha sendo muito questionado após quatro temporadas sem títulos, salvou seu cargo com aquela conquista e começou um caminho de 23 anos no qual fez do clube um dos mais vencedores do mundo.

Desta vez, o técnico do United com o pescoço à beira da guilhotina era Louis van Gaal, que teve uma temporada decepcionante no Old Trafford. Porém, segundo a imprensa inglesa, a saída do holandês está definida, e ele já teria substituto: o português José Mourinho.