Topo

Rio 2016 apresenta ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

20/05/2016 17h34

Rio de Janeiro, 20 mai (EFE).- O comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro apresentou nesta sexta-feira o design dos ingressos das competições que serão realizadas em agosto.

Com 20 centímetros de comprimento por 10 de largura, cada ingresso terá uma arte individual que vai representar uma modalidade olímpica ou paralímpica e as cerimônias de abertura e de encerramento.

A impressão ficou a cargo de uma empresa americana especializada na produção de ingressos, e 70 layouts diferentes foram confeccionados. As entradas já começaram a ser enviadas aos organizadores do Brasil nesta sexta-feira, segundo o diretor de ingressos dos Jogos, Donovan Ferreti, durante o evento de apresentação.

Dos 6 milhões de bilhetes produzidos para os Jogos, já foram vendidos 4 milhões. O restante está disponível para a compra através do site oficial do Rio 2016 ou nas bilheterias que serão abertas a partir de junho.

Além das medidas de segurança para evitar a falsificação e a revenda, que não foram detalhadas, o comitê conta com o apoio das forças de segurança, que já fazem um acompanhamento através da internet e que devem durante os Jogos reforçar as inspeções nas instalações antes dos eventos.

Em abril a Polícia desarticulou a venda ilegal pela internet de cerca de 700 ingressos, de acordo com Ferreti.

Além do ingresso físico, o público pode optar por um formato eletrônico, que pode ser impresso ou apresentado no próprio smartphone.

Por segurança, os organizadores recomendam que os usuários que já tenham comprado suas entradas físicas não divulguem fotos dos bilhetes na internet, ou que pelo menos não deixem aparecer na rede dados específicos como o código de barras, o nome e o número do assento para evitar possíveis falsificações.

Os compradores que desistirem de assistir aos Jogos e queiram recuperar o dinheiro podem vender as entradas aos organizadores, que as revenderão.

Durante os Jogos, agentes de segurança vão escanear os códigos de barras de todos os ingressos antes de o público entrar nos locais de competição, para evitar que sejam apresentados códigos repetidos.

Caso alguém esqueça ou perca o ingressso, é possível entrar em contato com a organização dos Jogos através do site, que vai fornecer um novo código e bloquear o anterior.