Topo

Libertad joga por empate com Guarani para conquistar título do Apertura

19/05/2016 13h40

Assunção, 19 mai (EFE).- O Libertad pode se sagrar campeão do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio neste sábado, e para isso só precisa empatar com o Guarani, em casa, enquanto o Olimpia receberá o River Plate precisando da vitória e de derrota do concorrente.

O líder isolado da competição, com 43 pontos, três a frente do segundo colocado, buscará o 19º título nacional da história, sendo que dez das taças conquistadas vieram desde 2002, quando foi encerrado jejum de 26 anos.

No duelo com o Guarani, que ocupa a quarta colocação na tabela, com 34 pontos o Libertad também até perder, mas ficará na dependência de que o Olimpia não vença seu compromisso para ficar com a taça.

Se o líder da competição for derrotado no sábado, e o 'Decano' bater o River Plate, lanterna com apenas 16 pontos, ambos terminarão empatados no topo da tabela, o que, segundo o regulamento, força a realização de um jogo-extra.

O time que conquistar o título do Apertura estará, automaticamente classificado para a próxima edição da Taça Libertadores, com lugar garantido na fase de grupos - o outro representante nesta etapa será o vencedor do Clausura.

O último clube do país na competição continental será o time que não for campeão de um torneio e acumular mais pontos na temporada, por isso, mesmo quem está fora da disputa pelo troféu neste fim de semana, entra em campo de olho nos três pontos.

É o caso, por exemplo, do Cerro Porteño, que ocupa apenas a sexta colocação do Apertura, com 28 pontos, e que joga neste sábado com o Genaral Díaz, nono na tabela.



Programação da 22ª e última rodada do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio:.



Sexta-feira.

Sol de América - Rubio Ñu.

Genaral Díaz - Cerro Porteño.

Sábado.

Olimpia - River Plate.

Libertad - Guarani.

Domingo.

Nacional - General Caballero.

Deportivo Capiatá - Sportivo Luqueño.