Topo

Federer anuncia que está fora de Roland Garros

19/05/2016 14h21

Paris, 19 mai (EFE).- O suíço Roger Federer, número 3 do mundo, anunciou nesta quinta-feira através do Facebook que não disputará a próxima edição de Roland Garros por seus problemas físicos, ficando fora de um Grand Slam pela primeira vez desde o US Open de 1999.

"Apesar de ter melhorado de forma constante meu estado físico geral, ainda não estou 100% e sinto que correria um risco desnecessário ao jogar este torneio sem estar totalmente pronto", escreveu o tenista.

Federer é o recordista em participações seguidas em chaves principais dos Slams, com 65, além de ser o dono do maior número de títulos, com 17. Campeão no saibro parisiense em 2009 e vice quatro vezes, o ex-número 1 do mundo disse que optar pela ausência foi difícil.

"Não foi uma decisão fácil de tomar, mas ao fazê-lo posso salvar o restante da temporada e alongar minha carreira esportiva", justificou.

Federer garantiu que não perdeu a motivação a emoção de jogar tênis e afirmou que seu novo objetivo é voltar no mais alto nível quando começar a temporada de grama. "Lamento por meus fãs de Paris, mas já estou com vontade de voltar a Roland Garros em 2017", destacou.

A temporada do suíço não é das melhores até agora. Participou de apenas quatro torneios, e seu melhor resultado foi a final de Brisbane, em que foi derrotado pelo canadense Milos Raonic. Na sequência, no Aberto da Austrália, perdeu para o sérvio Novak Djokovic nas semifinais.

No saibro, o atleta de 34 anos disputou apenas dois torneios: foi eliminado nas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo pelo francês Jo-Wilfried Tsonga e nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma pelo austríaco Dominic Thiem.